Paiol Literário recebe Garcia-Roza

Acontece na próxima terça-feira, 14 de novembro, a partir das 20 horas, a sexta edição do projeto Paiol Literário, promovido mensalmente no Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n.º, Prado Velho), em Curitiba. O convidado deste mês é o escritor e psicanalista carioca Luiz Alfredo Garcia-Roza. O Paiol Literário é realizado devido a uma parceria entre o jornal literário Rascunho, a Fundação Cultural de Curitiba e o Sesi Paraná. A entrada é franca.

Luiz Alfredo Garcia-Roza nasceu no Rio de Janeiro, em 1936, e é um dos principais autores de literatura policial do Brasil. Formado em filosofia e psicologia, escreveu oito livros sobre esses temas. Em 1997, seu romance de estréia, O Silêncio da Chuva, recebeu os prêmios Nestlé e Jabuti. Na ficção, é autor também de Achados e Perdidos, Berenice Procura, Uma Janela em Copacabana, Perseguido e Vento Sudoeste.

O Paiol Literário conta com a mediação do jornalista e escritor José Castello. Já participaram dos encontros os escritores Milton Hatoum, Ignácio de Loyola Brandão, Affonso Romano de Sant?Anna e Luiz Antonio de Assis Brasil e o empresário e bibliófilo José Mindlin. Também já confirmou sua presença para a edição de dezembro a escritora Nélida Piñon.

Apóiam o evento a Nume Comunicação, a Getz Propaganda, a Deiró Filmes, a Macchina Áudio, a Tchukon Terapias, a Vivant e o Bar Madrid.

Literatura na FCC e no Sesi Paraná

?O Paiol Literário é um projeto muito importante para o cenário cultural da cidade e faz parte de uma ampla reestruturação e revitalização que a Fundação Cultural está promovendo este ano na área de literatura?, diz o presidente da FCC, Paulino Viapiana.

A literatura, aliás, foi uma das prioridades da Fundação Cultural em 2006. O Palacete Wolff, que até abril serviu de sede à instituição, na Praça Garibaldi, foi remodelado para abrigar o conjunto das atividades literárias da Fundação. O espaço abriga, desde maio, a Coordenação de Literatura da FCC, e receberá a Livraria Dario Vellozo e a Feira do Poeta, assim como será palco de cursos, oficinas, palestras e conferências.

Além disso, as atividades literárias na cidade receberão apoio por meio de editais do Fundo Municipal de Cultura. Também serão realizadas ações para a recuperação das bibliotecas da Fundação Cultural, com treinamento do pessoal e melhoria nos equipamentos e nas instalações. As 15 bibliotecas da Fundação Cultural também distribuem, gratuitamente, o jornal Rascunho. A área de incentivo à leitura terá como centro a Casa da Leitura, que será criada no Parque Barigüi.

Para o diretor executivo do Sesi Paraná, José Antonio Fares, o Paiol Literário atende aos objetivos do novo programa cultural da entidade. ?Queremos ampliar a inserção da cultura no meio industrial e também intensificar a presença das indústrias paranaenses em atividades e eventos de boa qualidade e alto nível, voltados para os trabalhadores e para a comunidade em geral?, diz Fares. E lembra: ?Com isso, o Sesi retoma uma trajetória histórica, já que, no passado, chegamos a ser até mesmo uma força motriz na área cultural de nosso estado.?

Nélida Piñon é a última convidada do ano

A autora participa do Paiol Literário no dia 7 de dezembro de 2006. Nélida Piñon nasceu no Rio de Janeiro, em 1937. Formada em jornalismo, ocupa a cadeira número 30 da Academia Brasileira de Letras. Em 2005, foi a primeira escritora em língua portuguesa a receber o Prêmio Príncipe de Astúrias (Espanha). É autora de cerca de 20 livros, entre os quais Vozes do Deserto, A Casa da Paixão e A República dos Sonhos.

Serviço:
Paiol Literário, bate-papo com o escritor Luiz Alfredo Garcia-Roza. Mediação do escritor e jornalista José Castello.
Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n.º, Prado Velho), (41) 3213-1340.
Dia 14 de novembro, terça-feira, às 20 horas. Entrada franca. Debate literário.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo