Por mais de 35 anos, Raul Bacellar Portugal, pai, foi médico. Dos bons. Ginecologista-obstetra, trouxe ao mundo centenas de crianças. Fez da medicina profissão de fé e exerceu-a com dedicação e competência. Em 2002, resolveu dar uma guinada na vida: engavetou o estetoscópio, aposentou o bisturi, despediu-se das clientes e virou artista plástico.

continua após a publicidade

Nos tempos de ginásio, no Colégio Estadual do Paraná, Raul foi aluno de Guido Viaro; no ano seguinte, no mesmo colégio, teve aulas de desenho de Augusto Conte. Para quem não sabe, Viaro e Conte levavam a sério o encargo, eram rigorosos, exigiam devoção dos alunos e cobravam conhecimento aprofundado da técnica básica do desenho. Raul tomou gosto pela coisa. Mesmo durante a época da medicina, sempre teve um lápis, uma caneta e um bloco de papel ao alcance da mão, ainda que apenas para rabiscos e esboços caseiros.

Em 2002, recebeu da mulher, Maria Lúcia, o incentivo para retomar a prática com maior seriedade e aprimorar a arte. Aprendeu, então, a teoria das cores com Rejane Doederlein, prosseguindo o aprendizado com Vicente Paulo Nunes e Vivian Vidal. E quando recebeu o convite do deputado Antônio Anibelli para mostrar publicamente o seu trabalho (óleo sobre tela), pela primeira vez, na sede do Legislativo, achou que era chegado o momento.

Já a vocação de Raul Portugal Filho para o desenho, pode-se dizer que é inata. Desde muito cedo, ele se dedicou à reprodução gráfica de animais, pelos quais sempre manteve especial carinho. Começou com os grandes felinos ameaçados de extinção; depois, passou para os domésticos, particularmente cães e gatos. Também foi aluno do professor Vicente Paulo Nunes. Mas prefere a técnica do crayon sobre papel.

continua após a publicidade

Raul Filho já expôs nos espaços culturais do bar Era só o que faltava e da Pizzaria Piola. Também foi convidado a mostrar os seus trabalhos, como representante do Brasil, em Portugal, Espanha e França. Em Lisboa, recebeu o prêmio de O melhor do show; em Madrid, ganhou o troféu Impacto; e, em Paris, conquistou menção honrosa. Tamanha é a qualidade de seus desenhos em grafite sobre papel que é comum as pessoas confundi-los com fotografias.

Serviço: A mostra de Raul Portugal e Raul Portugal Filho acontecerá de 17 a 27 de maio, no Espaço Cultural do Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury, no Centro Cívico. A abertura será no dia 16, às 17h. 

continua após a publicidade