Olhares diferentes

Padroeiras em exposição na PUCPR

Imagens e quadros de Nossa Senhora, vindos de várias partes da América Latina, mostram como os povos vêem a virgem Maria na edição 2010 da exposição O rosto materno de Deus. Neste ano, o tema é “Padroeiras dos Países da América Latina”.

A curadoria da exposição é do núcleo pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). 21 imagens e quatro quadros vieram pelas mãos de integrantes do Grupo Marista, que viajaram pela América Latina, e de acervos familiares.

As imagens de Nossa Senhora de Salete, padroeira de Dominica; Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Chile; e de Nossa Senhora das Mercês, padroeira do Peru, foram emprestadas por três paróquias de Curitiba.

Antes de chegar à exposição, as imagens passaram por um processo de restauro. A Paróquia São José, de Santa Felicidade, também cedeu uma imagem e três quadros.

“Não queremos promover devocionismo. Queremos mostrar o quanto Maria se identifica com seu povo”, explica o irmão Alvanei Finamor, um dos organizadores da exposição. “Maria não só olha com carinho apenas para a América Latina, mas ela se identifica com o sofrimento do povo latino durante todo o processo de colonização”, afirma.

As imagens mostram claramente como o povo de cada país vê Maria. Um exemplo é uma das imagens mais antigas da exposição, a de Nossa Senhora de Copacabana, padroeira da Bolívia, que foi retratada com olhos grandes e traços que lembram o povo boliviano.

A padroeira do Equador, Nossa Senhora de Quinche, carrega em seu manto as cores da bandeira do país. Outra imagem que retrata seu povo é a de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Guatemala, talhada por índios.

Na exposição também há a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e de Nossa Senhora do Guadalupe, que é padroeira do México, mas foi considerada pelo Papa João Paulo II como padroeira de toda a América Latina.

Essa é a terceira exposição aberta ao público sobre Maria. Em 2009, a mostra cultural contemplou as imagens de todos os estados brasileiros. Hoje às 17h haverá uma missa na capela do Campus Curitiba da PUCPR e, posteriormente, haverá procissão até a Sala Aleijadinho, no prédio Administrativo, onde será inaugurada a mostra.

Serviço

Exposição O rosto materno de Deus – Padroeiras dos países da América Latina. De 15 de Maio a 11 de Junho, das 9h às 20h, na sala Aleijadinho do prédio administrativo do Campus Curitiba da PUCPR. Entrada gratuita.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo