Imagens e quadros de Nossa Senhora, vindos de várias partes da América Latina, mostram como os povos vêem a virgem Maria na edição 2010 da exposição O rosto materno de Deus. Neste ano, o tema é “Padroeiras dos Países da América Latina”.
A curadoria da exposição é do núcleo pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). 21 imagens e quatro quadros vieram pelas mãos de integrantes do Grupo Marista, que viajaram pela América Latina, e de acervos familiares.
As imagens de Nossa Senhora de Salete, padroeira de Dominica; Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Chile; e de Nossa Senhora das Mercês, padroeira do Peru, foram emprestadas por três paróquias de Curitiba.
Antes de chegar à exposição, as imagens passaram por um processo de restauro. A Paróquia São José, de Santa Felicidade, também cedeu uma imagem e três quadros.
“Não queremos promover devocionismo. Queremos mostrar o quanto Maria se identifica com seu povo”, explica o irmão Alvanei Finamor, um dos organizadores da exposição. “Maria não só olha com carinho apenas para a América Latina, mas ela se identifica com o sofrimento do povo latino durante todo o processo de colonização”, afirma.
As imagens mostram claramente como o povo de cada país vê Maria. Um exemplo é uma das imagens mais antigas da exposição, a de Nossa Senhora de Copacabana, padroeira da Bolívia, que foi retratada com olhos grandes e traços que lembram o povo boliviano.
A padroeira do Equador, Nossa Senhora de Quinche, carrega em seu manto as cores da bandeira do país. Outra imagem que retrata seu povo é a de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Guatemala, talhada por índios.
Na exposição também há a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e de Nossa Senhora do Guadalupe, que é padroeira do México, mas foi considerada pelo Papa João Paulo II como padroeira de toda a América Latina.
Essa é a terceira exposição aberta ao público sobre Maria. Em 2009, a mostra cultural contemplou as imagens de todos os estados brasileiros. Hoje às 17h haverá uma missa na capela do Campus Curitiba da PUCPR e, posteriormente, haverá procissão até a Sala Aleijadinho, no prédio Administrativo, onde será inaugurada a mostra.
Serviço
Exposição O rosto materno de Deus – Padroeiras dos países da América Latina. De 15 de Maio a 11 de Junho, das 9h às 20h, na sala Aleijadinho do prédio administrativo do Campus Curitiba da PUCPR. Entrada gratuita.