Os telespectadores do SBT, carentes de um jornalismo forte, podem esperar um trabalho diferenciado a partir de agosto, quando estréia o telejornal no horário nobre comandado pela jornalista Ana Paula Padrão – o nome e o horário do noticiário ainda não foram definidos. Após meses de "namoro", o empresário Sílvio Santos conquistou a profissional, que ao lado do diretor Luiz Gonzaga Mineiro, promete surpreender com um trabalho de peso, inaugurando um novo tempo.
"Há dez anos não tínhamos a possibilidade de oxigenação no jornalismo. Agora surgiu essa oportunidade e estamos trabalhando duro para levar ao telespectador um telejornal menos frio, com uma maior identificação com ele", diz Ana Paula, que ontem esteve em Curitiba visitando a TV Iguaçu, tendo o presidente do Grupo Paulo Pimentel, Paulo Pimentel, como cicerone. Como parte do processo de estruturação do novo projeto de jornalismo do SBT, ela está passando por todas as praças do Brasil para conversar com os profissionais envolvidos nas emissoras da rede e afiliadas.
A proximidade com os profissionais de todo o Estado está diretamente relacionada à intenção de aumentar a abrangência do noticiário, não se fixando ao eixo Rio-São Paulo e Brasília. "Quanto mais o mundo se globaliza, mais a notícia se regionaliza. Por isso é importante fazermos um trabalho forte nas praças", explica Mineiro. Hoje, há 108 afiliadas ligadas ao SBT e 40 praças produzem noticiário diário. No Paraná, a intenção é que exista ao menos um repórter da rede em Curitiba, um em Foz – que será Clézio Veloso, ex-Rede TV, um em Maringá e um em Londrina. "O Paraná é muito forte no agronegócio e Maringá e Londrina são pólos", diz Ana Paula. Quanto a Foz, a justificativa é a efervescência na região fronteiriça.
Padrão
A mudança de endereço da jornalista não mudou uma das características mais forte de sua personalidade: ela continua exigente. Tanto que pediu a Sílvio Santos, na assinatura do contrato, pelo menos três meses para estrear o telejornal. De maio até hoje, ela garante ter dedicado 100% de seu tempo ao projeto. "Estamos trabalhando muito para ter um telejornal com padrão de qualidade alto. Por isso iniciamos o projeto contratando uma equipe fortíssima de editores, que vai coordenar o trabalho dos repórteres para que seja respeitada uma uniformidade." Como parte do processo de preparação da equipe, o SBT promoverá nos dias 23 e 24 deste mês um workshop especialmente direcionado ao novo departamento de jornalismo da emissora.
A promessa é que seja um trabalho desenvolvido com uma linguagem mais coloquial, porém respeitosa, dando à notícia um ar de conversa e derrubando o estigma de apresentação. "Queremos um jornalismo menos apresentado e mais conversado", diz Ana Paula.
Neste "bate-papo" informativo diário, que tem a previsão de ter meia hora de duração, o ponto-chave comemorado por Ana Paula é a total liberdade editorial. "Quando assinamos contrato, o Sílvio deixou claro que eu e o Mineiro decidiríamos os rumos do jornalismo. Como ele não tem vínculos políticos ou religiosos, teremos liberdade de noticiar o que realmente é notícia. É a notícia que pautará o nosso trabalho."