O jovem e premiado pianista Pablo Rossi, de 17 anos, se apresenta pela última vez no Brasil, amanhã, no auditório do Museu Oscar Niemeyer. Ele embarca na semana que vem para Moscou, na Rússia, onde ficará por seis anos estudando música no Conservatório Tchaikovsky, instituição de renome que já formou solistas reconhecidos como o brasileiro Arthur Moreira Lima, Igo Pogorelich, pianista bastante conhecido na Europa, e Serguei Rachmaninoff. ?Eu espero que eu possa me adaptar na cidade da melhor maneira possível.
O meu objetivo agora é estudar bastante, me especializar e aprender tudo que eu puder com os meus futuros professores e colegas?, diz Pablo, que já se apresentou no Conservatório Tchaikovsky, em 1999, ao lado do pianista russo Victor Merdjanoff. Ao lado de Pablo, se apresenta o paranaense, de Cornélio Procópio, Luiz Guilherme Pozzi, de 26 anos, e a professora russa Olga Kiun. Luiz Guilherme também foi aluno de Olga e atualmente integra a classe do grande pedagogo russo Alexander Satz, na Universidade de Artes de Graz, na Áustria. Antes de se mudar para Áustria, Pozzi foi classificado em 1.º lugar com a nota máxima na prova de admissão da Escola Superior de Música de Freiburg, na Alemanha. Agora os três se juntam para um belo e inesquecível espetáculo, onde prometem surpresas que vão além da apresentação ao
Pablo Rossi e Olga Kiun, sua professora. |
piano a quatro mãos. ?Esse concerto é muito especial para mim. É a despedida do Pablo e também o reencontro com o Luis Guilherme. Os dois são excelentes pianistas, de talento e nível internacional?, afirma a professora, que com certeza estará muito bem acompanhada. Pablo, que começou a estudar russo há três meses, diz que tem o apoio da família e, é claro, da professora. ?Com certeza ela me influenciou na decisão de ir estudar em Moscou, mas não fez nenhum tipo de pressão, ela só me orienta?, diz ele. Olga Kiun estudou no mesmo conservatório e há 10 anos vive no Brasil, trabalhando em Curitiba na orientação de novos músicos. Além das seis horas de treinamento diário, Pablo também manterá sua agenda de apresentações enquanto estiver aprimorando seus estudos no conservatório. Ele já tem 14 concertos programados na Europa. O concerto de amanhã é sem fins lucrativos. Toda a renda obtida com a venda de ingressos será revertida para a Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, através da Oficina Bom Jesus, presidida pela senhora Lenita Camargo Izique.
Serviço:
A Arte e Magia do Piano – Pablo Rossi, Olga Kiun e Luis Guilherme Pozzi, amanhã, às 19h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, na Rua Marechal Hermes, 999-Centro Cívico – ingresso: R$ 10,00 (inteira).
Vendas de ingressos antecipados na Associação Santa Rita (3343-3657), no Quiosque do Cristal Club, no Shopping Cristal, e no local.