De 28 de setembro a 7 de outubro, São Paulo será sede do Prata@Pt (www.pratapt.com), evento sobre a ourivesaria portuguesa, uma das expressões artísticas e sociais mais antigas e importantes desse país, sempre renovada por gerações de ourives do norte de Portugal, importante centro de produção prateira.

continua após a publicidade

Os visitantes poderão conhecer, através de exposições de peças e fotos, exibição de vídeos, seminário e espaço vivencial, o percurso evolutivo da prataria do norte de Portugal ao longo dos séculos XX e XXI. ?Iremos mostrar a evolução da ourivesaria deste importante período não só pelo Portugal das tradições, mas igualmente através do Portugal contemporâeo?, afirma Ludgero Marques, presidente da AEP – Associação Empresarial de Portugal, entidade promotora do evento. Abaixo a programação:

A exposição O percurso da prata no norte de Portugal -sécs. XX e XXI? integrará três núcleos. O primeiro, denominado Artes da prata na primeira metade do século XX, trará peças como objetos de adorno, utensílios domésticos e litúrgicos de Pratas Portuenses deste período, que fazem parte de coleções particulares.

No segundo núcleo, denominado A emergência do design de prataria na segunda metade do século XX, serão exibidas peças de vários projetos como a Galeria Vantag, de Zilda Cardoso (desenvolvido entre 1985 e 1997); Um ourives e sete artistas, do ourives Manuel Alcino (1993); Bienal da prata (lançado em 2001) com peças dos Irmãos Campana e de Luciana Martins e Gerson Oliveira (Ovo); e Ourives e designers, que mostra a tradição e inovação ao longo dos séculos XX e XXI. Neste núcleo os visitantes poderão conferir obras de artistas, mestres e arquitetos como Frank O. Gehry, Manuel Alcino, José Rodrigues, Álvaro Siza Vieira, Ana Fernandes, entre outros.

continua após a publicidade

O terceiro núcleo, denominado Antecedentes luso-brasileiros, de curadoria da Princesa Cristina Orleans e Bragança, tratará da prataria brasileira, com objetos da época Brasil Colônia e Império, além de peças de arte sacra.

Já a mostra fotográfica A arte e a indústria traz uma visão da atividade de ourivesaria em imagens de reconhecidos fotógrafos como Aníbal Lemos, José Manuel Rodrigues e Vergílio Ferreira.

continua após a publicidade

O evento também contará com o Espaço prata com vida, um ambiente dinâmico onde os visitantes poderão conferir um artesão em trabalho de prata ao vivo; e com projeção de vídeos, onde serão apresentados filmes demonstrativos da arte da prata.

O público ainda poderá participar do seminário A arte da prata, onde profissionais e designers brasileiros e portugueses irão estabelecer pontes e cruzar conhecimentos, abrangendo todo o período temporal a que se dedica a exposição.

Com mediação de Valente de Oliveira, participam do seminário Ana Campos (coordenadora do curso de Arte/Joalheria da Escola Superior de Arte e Design-ESAD), Nuno Vassallo e Silva (diretor adjunto do Museu da Fundação Calouste Gulbenkian) e a princesa Cristina Orleans e Bragança.

Serviço

Todas as atividades do evento Prata@Pt têm entrada franca e ocorrem no Centro Fecomércio de Eventos, Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – São Paulo. De 28 de setembro a 7 de outubro de 2005. Horário: Segunda a sexta das 9h às 21h. Sábado e domingo das 10h às 21h. Seminário: 28 de setembro, 19 horas. Informações e inscrições no site www.pratapt.com. O evento contará com serviço educativo que poderá ser agendado para grupos pelo tel. (11) 3151-6444 com Valéria.