Ossos do mestre

Eles são os amigos mais improváveis: um deles, um poeta americano apaixonado pelas palavras, que descreve a si mesmo como imprestável e sensual, com uma grande suspeita quanto à autoridade. O outro, um monge chinês idoso, impregnado de uma tradição antiga e dedicado à lembrança de seu ascético mestre de meditação. As vidas dos dois se juntam nessa extraordinária viagem que nos leva de vilas ainda medievais da Mongólia Central a uma Hong Kong moderna, cheia de magia negra e surpreendente materialismo.

A viagem começa em 1959, quando um jovem monge chamado Tsung Tsai (Sabedoria Ancestral) escapa das tropas do Exército Vermelho que destroem seu mosteiro e foge sozinho, percorrendo quase cinco mil quilômetros através de uma China varrida pelo caos e pela fome. Escondido sob seu casaco de camponês, ele leva um livro de poesia e seu certificado de monge, que representam a sua morte caso seja descoberto. Sua missão: levar adiante os ensinamentos de seu mestre budista Ch?na, Shiuh Deng, que estava velho demais para partir com seu discípulo.

Quase quarenta anos depois, Tsung Tsai – agora ele próprio um velho mestre – viaja com seu cético amigo Craine de volta à sua terra natal, na borda do Deserto de Gobi. A China se agita com uma renovação espiritual, e Tusng Tsai está determinado a encontrar o túmulo de Shiuh Deng e construir um santuário em sua honra. Ignorando as restrições a vistos de entrada no país, intimidando burocratas hostis, os dois homens reencontram um mundo perdido de crença e superstição quase extinto pela história. Enquanto a busca dos dois culmina numa tortuosa escalada a uma remota caverna na montanha, evidencia-se que essa busca aparentemente quixotesca pode custar a vida de Tsung Tsai.

Misturando paixão e humor, a prosa vívida de Crane captura tudo isso: moças astutas da cidade e xamãs do interior, meditações em manhãs geladas e bebedeiras em banquetes, o ermo varrido pela areia e Budas vestidos de ouro. Finalmente, à medida que passado e presente se unem, vislumbramos o poder de uma fé infinita para tolerar o coração do sofrimento.

Sobre o autor

George Crane é ex-correspondente de agências de notícias e autor de quatro livros de poesia, além de traduções do chinês, em co-autoria com Tsung Tsai. Mora no norte do Estado de Nova York.

Serviço

Livro: Ossos do mestre Lançamento: janeiro de 2005. Tradução: Sonia Coutinho Preço: R$ 39,00. 310 páginas ISBN 85-286-1085-3. 16x23cm Código: 9788528610857.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo