Osman Khelili faz workshop para bailarinos do G2 Cia de Dança

Os bailarinos do Guaíra 2 Cia. de Dança estão fazendo um workshop exclusivo com o bailarino e coreógrafo Osman Khelili, brasileiro, com sólida carreira na Europa. Osman é ex-aluno da Escola de Dança Teatro Guaíra e foi integrante do Balé Teatro Guaíra até 1988.

O ateliê coreográfico começou no dia 11 de setembro e prossegue até o próximo dia 22. Ao final das duas semanas de trabalho, o grupo apresentará uma célula coreográfica. ?Um dos objetivos deste trabalho é testar coisas, principalmente, em pequenas células, processos de criação, de composição em pequeno formato?, disse.

A técnica de trabalho do coreógrafo  permite aos bailarinos reconstruir e interpretar a dança e o mundo. Ele afirma que não ensina uma técnica nova, mas sim, uma mistura de vivências: ?Acho que talvez o meu trabalho siga a influência das minhas experiências como intérprete na França, Alemanha e Bélgica. É uma combinação, não uma técnica pura. Mas é uma interpretação de coisas que eu vivi e que eu acho que são importantes porque a dança é múltipla. Não existe uma dança contemporânea, mas várias danças contemporâneas?, explica.

Osman Khelili nasceu em São Paulo, mas aos seis anos mudou-se para Curitiba. Depois do Balé Guaíra ele atuou no Balé da Cidade de São Paulo, e em seguida, decidiu continuar sua carreira na Europa. Na Alemanha fez parte do Heidelberg Tantztheater, depois mudou-se para a Bélgica e ingressou na Cia. Rosas, de Anne Teresa de Keersmaeker. Em 1996 passou a dançar na França, no Centro Coreográfico Nacional de Rennes e Bretanha, com a coreógrafa Catherine Diverrès, onde ficou até 2003. Em 1998, ele criou a sua própria companhia de dança, a Cia. KassenK. Depois de Curitiba, Osman segue para Belo Horizonte e então retorna à França.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo