O Museu Oscar Niemeyer abre simultaneamente nesta terça-feira (25), três exposições: Cildo Meireles algum desenho (1963-2008), Ex-votos: Memória e Devoção e Eduardo Frota intervenção em trânsito ? carretéis. As exposições serão abertas às 19 horas e os trabalhos poderão ser vistos até o dia 8 de junho.
A exposição de Cildo Meireles é a maior individual do artista com curadoria do crítico de arte Frederico Morais. São 150 desenhos feitos desde 1963 até hoje e alguns objetos e instalações relacionados à produção de Cildo.
A exibição tem patrocínio da Copel e o apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura e da Caixa Econômica Federal.
Embora tenha conquistado prestígio e premiações, no circuito nacional e internacional de arte, pelas instalações e objetos, os desenhos de Cildo Meireles estão presentes ao longo de toda a sua carreira.
Em vários períodos, como a fase vivida em Brasília entre 1964 e 1968 e, depois, entre 1974 e 1980, é intensa a produção de desenhos. ?Alguns dos desenhos, espontâneos ou de preparação para trabalhos mais conceituais, são absolutamente confessionais e, muitos deles, premonitórios?, disse.