Responsável por lançar nomes como Nelson Freire, Arthur Moreira Lima, Cristina Ortiz e Antonio Meneses em seu Concurso OSB Nelson Freire Novos Talentos, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) promove mais uma edição do histórico concurso com inscrições abertas até o dia 16 de setembro. Podem participar músicos de até 25 anos nas categorias violino, violoncelo e piano. Além do prêmio de R$ 5 mil, os vencedores de cada uma das modalidades serão os solistas da série Concertos para a Juventude, a partir de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

continua após a publicidade

Podem se inscrever músicos brasileiros natos ou naturalizados, nascidos após 23 de outubro de 1980. A comissão julgadora, formada por personalidades do meio musical nacional e por músicos da OSB, selecionará até 30 candidatos na fase eliminatória. As semifinais acontecem entre 17 e 21 de outubro, e as provas finais serão em 22 de outubro. As audições, das 14h às 21h, serão abertas ao público, com entrada franca, e realizadas no Espaço Cultural Finep (Praia do Flamengo, 200 – pilotis – Flamengo)

As inscrições podem ser feitas por correio ou pessoalmente na sede da Fundação OSB, no Centro do Rio. O candidato deve levar uma gravação em K7 ou CD – não sendo permitida em vídeo – com duração máxima de 20 minutos. O edital informa quais as obras que deverão ser apresentadas. Para piano, por exemplo, na fase eliminatória, o candidato poderá escolher entre o 1.º movimento de uma sonata de Mozart ou de Beethoven. Na ficha de inscrição deverá constar ainda a obra selecionada pelo candidato para as fases semifinal e final.

É necessário também apresentar duas cartas de recomendação, uma de seu professor e outra de um instrumentista atuante. As demais exigências são: três fotos 10×15 com boa qualidade para divulgação, fotocópia autenticada da certidão de nascimento, currículo musical datilografado ou digitalizado, além da ficha de inscrição preenchida.

continua após a publicidade

Criado na década de 50, o concurso promovido pela Fundação OSB é uma oportunidade para o jovem avaliar seu desempenho e amadurecimento artístico, confrontando o seu desempenho técnico e interpretativo com o dos colegas. Além do mais, proporciona um intercâmbio com profissionais da OSB e do meio musical em geral.

– O concurso é uma grande vitrine para a carreira desses jovens instrumentistas, ao criar condições para deslanchar a carreira de solistas – comenta Leonardo Sá, gerente artístico da Fundação OSB.

continua após a publicidade

O Edital e mais informações sobre o Concurso OSB Nelson Freire Novos Talentos podem ser obtidas no site www.osb.com.br pelos telefones (21) 2142-5831 / 2142-5800, pelo e-mail concurso@osb.com.br ou na Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira (Avenida Rio Branco 135 / salas 915-920, Centro – Rio de Janeiro/RJ – CEP: 22040-006).