Expressões de euforia, cansaço, tensão, tristeza, derrota e vitória integram a exposição fotográfica Ações e reações dos guerreiros do fogo, do fotógrafo João Carlos Frigério, que está em cartaz no Shopping Estação, em Curitiba. O trabalho, composto por quarenta fotos, tem como objetivo mostrar o lado humano dos bombeiros.
“Acompanhei e fotografei ocorrências e treinamentos realizados por integrantes do Corpo de Bombeiros em Curitiba, região metropolitana e Ponta Grossa. Percebi, por exemplo, que muitas vezes eles agem instintivamente e chegam a se sentir impotentes quando não podem salvar uma vida. Tento mostrá-los como seres humanos, no clímax de suas ações”, conta João Carlos.
A idéia de criar a exposição surgiu logo após os atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. Após o acontecimento, o fotógrafo assistiu a um documentário sobre os serviços prestados pelos bombeiros e decidiu que queria fazer algo semelhante em linguagem fotográfica.
Em 2006, apresentou seu projeto a integrantes do Corpo de Bombeiros do Paraná e, tempos depois, foi autorizado a acompanhar ações e treinamentos. “Hoje, após a realização das fotos, enxergo os bombeiros com uma visão bastante heróica.”
O sargento do Corpo de Bombeiros Walmir Weber, que está há vinte anos na corporação, se viu retratado na exposição. Ele foi fotografado em um incêndio em Pinhais, na região metropolitana. “As fotos representam um reconhecimento de nosso trabalho.
Os fotógrafos geralmente buscam retratar a tragédia. Porém, João procurou mostrar nossos esforços e sentimentos. Isto contribui para que as pessoas tenham mais noção dos trabalhos que realizamos”, declara.
Serviço
Exposição fotográfica. Ações e reações dos guerreiros do fogo. Até 21 de outubro, das 10h às 22h, no Shopping Estação (Avenida Sete de Setembro, 2775), em Curitiba. A entrada é franca.