Dilvulgação |
As Orquestras à Base de Sopro e à Base de Corda participam, em São Paulo, de importante evento da música. |
As Orquestras à Base de Sopro e à Base de Corda da Fundação Cultural de Curitiba vão se apresentar nesta quinta-feira, no 8.º Festival Brasil Instrumental, um dos maiores eventos neste segmento do País, que acontece na cidade de Tatuí, em São Paulo. Será a oportunidade de mostrar o trabalho realizado em Curitiba para um público seleto, composto por grandes nomes da música brasileira, e de diversos locais do Brasil. A Orquestra à Base de Corda se apresenta ao meio-dia; a Orquestra à Base de Sopro, às 20h30. Os dois grupos foram criados em 1998.
O diretor artístico da Orquestra à Base de Cordas, João Egashira, conta que o festival de Tatuí é de extrema importância, pois a cidade paulista se tornou extremamente musical desde a criação de um conservatório. ?Tatuí é um pólo de estudo e pesquisa da música. Eles têm promovido este festival, que reúne grandes músicos de todo o País. É uma grande oportunidade para mostrar o que Curitiba está fazendo, pois a cidade também tem um movimento musical muito forte?, afirma.
A Orquestra à Base de Cordas vai apresentar no festival as músicas do CD Antiqüera, primeiro CD da orquestra que foi lançado na 26.ª Oficina de Música de Curitiba, no mês passado. O CD tem participação de Roberto Correa, violeiro de Brasília. Ele também vai estar no espetáculo desta quinta-feira. ?É um repertório composto por músicas do próprio Roberto e com arranjos de integrantes da orquestra?, conta Egashira. A Orquestra à Base de Cordas é composta por nove integrantes (violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violões de seis e sete cordas, além de piano e percussão).
A Orquestra à Base de Sopro também vai mostrar o repertório de um CD no festival de Tatuí. O trabalho foi lançado no ano passado e conta com músicas do paranaense Waltel Branco. ?Foi o primeiro CD da Orquestra. Resolvemos enviar o trabalho para o festival até mesmo para saber em que nível estávamos. Eram muitos trabalhos concorrendo e ficamos surpresos por estar entre os nove escolhidos?, esclarece Sérgio Albach, diretor artístico da orquestra.
Ele ressalta que participar do Festival Brasil Instrumental foi um dos principais feitos da orquestra, que conta com 17 músicos (flauta, clarinete, clarone, saxofone, trompete, trambone, além do baixo, guitarra, piano, percussão e bateria).
Após o festival de Tatuí, a Orquestra à Base de Sopro fará apresentações especiais em Curitiba com o multiinstrumentista Teco Cardoso e com o pianista Laércio de Freitas. A Orquestra à Base de Cordas se apresenta em junho com a participação de Renato Borghetti e em outubro com André Abujamra.