Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta neste domingo, dia 13, no Museu Oscar Niemeyer. O concerto, que terá entrada franca, será uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher – comemorado em 8 de março -, e por isso, será regido pela jovem maestrina Denise Mohr. O solo ficará por conta do violonista Orlando Fraga.
O repertório foi especialmente escolhido por Denise, que afirma ter buscado mesclar uma sinfonia mais séria, comum, concerto leve ?bem adequado para uma manhã de domingo?. O programa abre com Coriolano, Ap. 62 em dó menor, de Ludwig van Beethoven (1770 – 1872); concerto de Aranjuez para violão e Sinfonia N.º 5 em ré menor – reforma, de Felix Bartholdy Mendelssohn (1809 – 1847).
Apesar de ser um instrumento raro em orquestra, o violão será solo no concerto sob o comando do concertista e professor Orlando Fraga. Apesar de não ser a primeira apresentação de Fraga com a Sinfônica do Paraná, ele comenta que é sempre gratificante realizar o trabalho. ?É uma honra tocar com eles pela qualidade da orquestra e empatia com os músicos?, falou. Já Denise Mohr afirma que terá uma dupla responsabilidade, por ser a primeira vez que rege uma orquestra sinfônica e por ser uma das únicas mulheres do Sul do Brasil na carreira. ?Será um desafio muito gratificante?, admite.
Perfil
Denise Mohr nasceu em Seara (SC) onde iniciou os estudos em piano. Em 2003 concluiu composição e regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde também freqüenta o curso de pós-graduação em Análise Musical. Profissionalmente, atua em Santa Catarina, como professora de regência na Universidade Regional de Blumenau (Burb), é regente dos corais do Centro de Cultura Alemã de Jaraguá do Sul e da Escola de Música Donaldo Ritzmann da Fundação Cultural de São Bento do Sul. No ano passado, Denise foi aprovada para o posto de maestrina da Orquestra Filarmônica Juvenil.
Orlando Fraga é concertista e professor de violão, com graduação no Conservatório Universitário de Música de Montevidéu (Uruguai), mestrado pela The University of Western Ontario (Canadá) e doutorado pela Eastman School of Music da Universidade de Rochester (EUA). Professor titular de violão da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Fraga tem participações em nove discos e em diversos eventos e festivais do música no País.
Serviço: A apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná será às 10h30, no Museu Oscar Niemeyer, com entrada franca.