Esta quarta-feira (03) é dia do “Concerto Didático” com a Orquestra Sinfônica do Paraná, no Guairão, às 10h30, com entrada franca. A apresentação é voltada para as escolas e terá um programa especial começando com cantigas de roda: “Nesta Rua”; “Não Atire o Pau no Gato” (arranjos Alexandre Brasolim); Medley Infantil (arranjos Aramis Mendes); Suíte Quebra Nozes – Le Chocolate – Le Thé – Danse de la Fee – Dragée – Trepak, Dança Russa, de Tchaikovsky; Estória do soldadinho chinês; Abertura Guilherme Tell. de Rossini; Variações sobre o tema “Estrelinha” (arranjos Gedeão Martins) com participação especial grupo Suzuki.
As escolas interessadas em participar devem fazer contato com o Departamento de Música, pelos telefones: 3304-7983/ 3304-7893, em horário comercial. O objetivo do projeto “Concerto Didáticio” é a educação musical de crianças e adolescentes que estudam em escolas estaduais e particulares.
Além da apresentação das obras, durante o concerto os músicos e o maestro Paulo Torres falam sobre a história da música e explicam o que é cada instrumento e como funciona.
O Grupo Suzuki é uma escola de música que desenvolve o ensino de piano e violino pelo método criado pelo violinista e pedagogo Schinichi Suzuki, nascido em Nagoya, Japão, no início do século passado. Seu método baseia-se no fato de que a música pode ser ensinada como a criança aprende a falar, pela repetição, espontaneamente.
A teoria está fundamentada no fato de que todos nascemos com potencialidades que são desenvolvidas por intermédio do contato com o meio. Suzuki estudou na Alemanha e foi revolucionário em seu trabalho.