Após o recesso do final de ano, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) retoma seus trabalhos com a participação no programa Teatro para o Povo. Será amanhã, às 10h30, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Sob regência do maestro Alessandro Sangiorgi, serão apresentadas obras de Manuel de Falla, Gioacchino Rossini e Piotr Ilitch Tchaikowsky. A entrada é gratuita.
Para a diretora presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Marisa Villela, o programa é uma oportunidade da população mais carente ouvir música clássica. “O Teatro para o Povo é um programa que completa em 2010 dezenove anos de existência. Trata-se de uma oportunidade para aqueles que não podem pagar por um espetáculo. Queremos dar acesso para que o público venha e traga mais gente ao teatro. Trata-se de um evento gratuito, que acontece tradicionalmente todo último domingo de cada mês”, explica.
De acordo com ela, quem for ao teatro poderá acompanhar mais do que as belas obras dos três autores homenageados. “Teremos a presença da mezzo soprano curitibana Ariadne Oliveira, na obra El amor brujo, de De Falla. Ela já participou várias vezes nas nossas obras, por isso é uma honra tê-la na primeira apresentação do ano”, confessa.
Interior
Villela conta que as atividades de 2010 serão bastante intensas para a OSP, não apenas em Curitiba, mas como no restante do Paraná. “A orquestra chega esse ano com um belíssimo concerto”, adianta. Villela.
De acordo com ela, em 2010 a OSP irá percorrer o interior do Paraná com o objetivo de apresentar a música clássica naquelas cidades onde o estilo não está presente.
“A OSP é um das melhores orquestras do Brasil. Acho que essa retomada é o começo de uma temporada de muitos concertos bonitos. Teremos um circuito pelas cidades do interior e também por cidades históricas como Lapa e Paranaguá (Região metropolitana de Curitiba e litoral, respectivamente). Queremos dissipar o belo trabalho feito pela OSP”, adianta.