A Orquestra Sinfônica do Paraná completa 21 anos de idade ? atinge a maioridade ? neste domingo (28) com uma história de reconhecimento e sucesso. Para comemorar a data fará duas apresentações, uma no sábado (27), e outra no domingo (28), às 20h30, com a participação do renomado pianista irlandês John O? Conor, reconhecido mundialmente como um dos maiores especialistas na execução de obras de Ludwig van Beethoven.

continua após a publicidade

Serão dois concertos diferentes, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), sob regência do maestro Alessandro Sangiorgi. Na noite de sábado o programa constará dos concertos n.º 3 para Piano e Orquestra, e n.º 5 para Piano e Orquestra, ambos de Ludwig van Beethoven. No domingo a sessão terá, na primeira parte, o Concerto n.º 5 de Beethoven, e na segunda parte a Sinfonia n.º 5, de Dimitri Schostakovitch. Preço dos ingressos: R$ 10,00.

John O\\\’Conor toca pela primeira vez com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Ele está em Curitiba para participar da Semana de Beethoven, que acontece de 22 a 28 de maio, numa promoção da Secretaria de Estado da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e Museu Oscar Niemeyer, em parceria com a Fondazione Culturale Wilhelm Kempff, com sede em Positano, Itália. Neste período, O´Conor dará um curso de interpretação de Beethoven.

Trajetória

continua após a publicidade

A maioridade da Orquestra é marcada por inúmeros concertos prestigiados por uma platéia fiel e entusiasta, e coleciona elogios de grandes músicos e maestros. O surgimento da Orquestra Sinfônica do Paraná traz uma história ?sui generis: ao assistir a uma apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira no Guairão, tendo na regência Isaac Karabtchevski, o então governador José Richa encantou-se com o que viu e ouviu e decidiu-se pela criação de um corpo sinfônico mantido pelo Estado.