Orquestra Pró Música traz o melhor dos clássicos

Nesta sexta-feira, 500 privilegiados terão a oportunidade de assistir e ouvir a apresentação da Orquestra Sinfônica Petrobras Pró Música, sob a regência do maestro Carlos Prazeres, na Catedral Metropolitana de Curitiba. O espetáculo tem entrada franca e começa às 19 horas. No programa, obras de Vivaldi, Bach, Mozart, Villa-Lobos, Ernani Aguiar, Armando Prazeres e Carlos Gomes.

A Orquestra Sinfônica Petrobras Pró Música é jovem – na idade de seus componentes, com média de 30 anos, e no seu tempo de existência, apenas dezesseis anos. A OPPM vem mudando o panorama cultural da cidade do Rio de Janeiro. Em 2001 e 2003, a orquestra venceu o prestigiado Prêmio Carlos Gomes, como a melhor do gênero no Brasil.

Criada no final do ano de 1986 pelo maestro Armando Prazeres, seu diretor artístico e regente titular até o início de 1999 – quando foi seqüestrado e brutalmente assassinado -, a orquestra veio progredindo de forma sensível, desde sua estréia em maio do ano seguinte. A princípio, realizava apenas 12 concertos anuais. Hoje, realiza mais de 40 por temporada.

As apresentações da orquestra não se restringem apenas às tradicionais salas de concerto. O grupo já subiu a Favela da Rocinha, na zona sul da cidade, para uma apresentação junto à Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha; já esteve na Favela da Maré, em Manguinhos, na zona norte; já realizou inúmeros concertos em praças e parques da Baixada e de Nova Iguaçu. Esteve até mesmo fora do Estado, como nos concertos que realizou para um público de 30 mil pessoas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 1991, e, recentemente, para um público de 40 mil na Praia do Forte, em Cabo Frio.

Formando talentos

Formada por 77 músicos profissionais, a Orquestra Sinfônica Petrobras Pró Música tem norteado seus trabalhos baseada na valorização de novos talentos. Tanto na ocupação de suas estantes, onde jovens músicos são presenças marcantes, quanto na oportunidade para que novos solistas e regentes debutem diante do grupo. No entanto, os grandes solistas e regentes não estão descartados.

Patrocinada desde a sua criação pela Petrobras, a Orquestra Sinfônica Petrobras Pró Música sempre procura realizar seus concertos, quando não com entrada franca, pelo menos com ingressos a preços populares, democratizando, assim, o acesso a cultura. Além disso, em nossas apresentações, o público é sempre convidado a dar sugestões acerca de peças para composição do repertório, as quais, na medida do possível, são incluídas na programação dos concertos.

Guinness volta a ser publicado no Brasil

Os 50 anos do livro dos recordes estão sendo festejados este ano com uma edição especial. O Guinness 2005 traz recordes de todas as áreas, como, por exemplo, artes, moda e beleza, esportes, tecnologia, o mundo natural, os seres humanos – alguns bem engraçados, como "o maior peso erguido com os mamilos", "o recorde de sobrevivência de galinha sem cabeça" (18 meses!!), "a maior bola de chiclete feita com o nariz" , "as substâncias mais malcheirosas".

Considerado o manual oficial das façanhas humanas mais espetaculares, o livro já foi publicado em 37 idiomas e vendeu, desde a primeira edição, mais de cem milhões de exemplares em uma centena de países.

No Brasil, não é publicado há sete anos. Entre os recordes brasileiros, alguns bem curiosos. Confira. O Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, é o maior do mundo. A ele comparecem 4.500 dançarinos brasileiros e estrangeiros, de 140 grupos amadores e profissionais, com uma assistência de mais de 200 mil pessoas a cada ano.

O carnaval de Salvador, na Bahia, atrai 2 milhões de pessoas a cada ano. Incluindo 800 mil turistas, e gera 254 milhões de dólares em negócios. O carnaval dura seis dias e tem lugar em 26 km de vias públicas no centro da cidade, com 100 blocos e trios elétricos.

A mais pesada plataforma de exploração de petróleo é a Pampo, e fica na Bacia de Campos, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Construída pela Petrobras, está em atividade desde a década de 1970. Pesando 24 mil toneladas, ela cobre 3.900 m2, produz 33 mil barris por dia e opera a 115 m acima do nível do mar.

A maior coleção de garrafas de cachaça pertence a José Moisés de Moura, de Pernambuco, Brasil, colecionou 6.850 garrafas de cachaça diferentes desde 1986. Em 11 de setembro de 2003, a BR Turbo (Brasil) fez um saco de pipoca de 24.92 m2 no Mercado Público de Porto Alegre , no Rio Grande do Sul, Brasil. Foram necessárias 5 horas e 59 minutos para enchê-lo completamente.

A maior cerimônia de casamento numa prisão, aconteceu em São Paulo. Em 14 de junho de 2000, 120 detentos da, extinta prisão do Carandiru se casaram. A mais longa carreira como locutor de estádio: Walter Miceli é locutor do Estádio São Januário, Rio de Janeiro, sede do Vasco da Gama, desde 12 de fevereiro de 1947.

O Guinness 2005 registra que o nosso País apresenta o maior índice de desmatamento do planeta. Entre 1990 e 2000, uma média anual de 22.264 mil km2 de florestas desapareceu do território brasileiro, uma área equivalente ao Estado de Sergipe.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo