Não será a primeira vez que a Orquestra Petrobras Sinfônica (Opes) visitará a cidade de Curitiba. Desta vez será dia 22, sábado, às 19h, no Canal da Música. Tampouco será a primeira vez que ousará em seu repertório. Assim como fez em 2002, quando visitou a cidade com Sivuca, a Opes volta à capital paranaense com Wagner Tiso e João Bosco, sob a regência de Carlos Prazeres.
?O concerto foi um sucesso no Rio de Janeiro em nossa série MPB & Jazz e agora vamos repeti-lo em Curitiba?, explica o maestro Carlos Prazeres, assistente do maestro Isaac Karabtchevsky e responsável, junto ao pianista e arranjador Wagner Tiso, pelas regências da série MPB & Jazz.
A orquestra, hoje uma das melhores do País, criou a série MPB & Jazz em 2004, numa iniciativa de Carlos Eduardo Prazeres, diretor executivo da orquestra, e Wagner Tiso, que assumiu a coordenadoria artística da série.
?Já misturamos às estantes da Opes o samba de Paulinho da Viola, a MPB de Ivan Lins, o jazz de Stanley Jordan, entre muitas outras experiências?, exulta Tiso.
A orquestra foi fundada pelo maestro Armando Prazeres em 1987. Patrocinada desde sua fundação pela Petrobras, começou com concertos formadores em favelas, igrejas e escolas públicas. Com um investimento maciço na juventude musical e um forte apelo popular, não demorou muito para que se tornasse um fenômeno no Rio de Janeiro. Suas temporadas já se iniciam quase esgotadas, há sempre uma enorme disputa por ingressos na porta dos teatros toda vez que a orquestra se apresenta e é cada vez maior o número de jovens presentes a seus concertos.
Serviço
Orquestra Petrobras Sinfônica, dia 22 de setembro, sábado, às 19h, no Canal da Música – Auditório da Rádio e Televisão Educativa do Paraná, Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês Tel. 3331-7447 / 3331-7500. Ingressos: R$ 20.