Foto: Divulgação |
Em comemoração aos 27 anos de sua fundação, a Orquestra Harmônica de Curitiba se apresenta no Teatro Guaíra, amanhã, às 11h. Na ocasião o grupo lança seu nono trabalho, o sexto registrado em CD. Sob a direção musical de Jonas Bach e coordenação de Eduardo Pereira, a formação de 12 integrantes começa o ano em um espetáculo renovado e com uma filosofia de novos aspectos musicais. O repertório, sem programação prévia, é formado em grande parte por composições brasileiras.
Segundo Eduardo Pereira, a gaita possui uma versatilidade tão abrangente quanto a de instrumentos convencionais como o piano ou o violino, para citar exemplos. ?Nós conseguimos adaptar qualquer tipo de tema musical para ela. Costumamos variar o repertório?, afirma.
O grupo já se apresentou mais de 800 vezes desde a formação. Pelo que se conhece, a Harmônica de Curitiba é a única orquestra formada por gaitas no mundo inteiro. Em alguns países como o Japão existem duplas, às vezes trios, mas nada organizado em grande escala e tão específico quanto ao grupo curitibano.
Temas como Tico-tico no fubá, Brasileirinho e Aquarela do Brasil são algumas das composições que já ganharam roupagem nas harmônicas da orquestra. Recentemente o grupo – formado por Jonas Bach, Dario Pacheco (harmônica solo), Eduardo Pereira (polyphonias), Gilberto Passos Lima, Alexandre Koslowski (harmônica contralto), Camila Prevedelto Pereira, Renato Daher (harmônica tenor), Daniele Haach , Luiz Horning Collaço (harmônica barítono), Marsal Nogueira Pinto (contrabaixo), Paulo Santos Mendes (percussão), Eduardo Pereira (direção executiva) e Jonas Bach (direção musical) – fez duas apresentações, dia 7 de janeiro em Ponta Grossa e outra dia 14 de janeiro em Caiobá, com boa recepção do público. ?A expectativa para 2006 é excelente, estamos num momento de renovação, amadurecimento de repertório e a estrutura musical está fluindo bem. Ainda este ano queremos fazer um espetáculo na Alemanha?, diz Pereira.
Com dez homens e duas mulheres em seu quadro, desde o início, a orquestra é um grupo musical independente. ?Nós já tivemos alguns patrocinadores e apoios, mas não é nada fácil conseguir ajuda atualmente?, conta Pereira. A maioria dos integrantes realiza atividades extras ou atua em outros campos para tirar o sustento. Com dez harmônicas, um contrabaixista e um percussionista, eles têm trabalhos distribuídos por todo o Brasil e fora dele. O CD que será lançado no show de amanhã tem distribuição nacional.
Harmônica de Curitiba
Com o objetivo de divulgar e formar uma orquestra de boca (gaita), a Harmônica foi formada dia 29 de março de 1979, com o projeto Harmônicas de Curitiba. Sua origem é destinada ao Quarteto Harmônicas de Curitiba, então formado por Ronald Pereira da Silva, Eduardo Manoel Marques Pereira, Arhur Zaze e Luiz Carlos Reis Júnior. Apaixonados pela gaita, desde cedo passaram a tirar do instrumento os mais variados sons. A orquestra já se apresentou em Buenos Aires (Argentina), Miami (EUA), Assunção (Paraguai) e em diversas regiões do território nacional.
Serviço:
Espetáculo com a Orquestra Harmônica de Curitiba, no Teatro Guaíra, amanhã, às 11h. Os ingressos são trocados por 1kg de alimento não perecível.
Mais informações pelo telefone (41)3264-9071.