Orquestra faz homenagem ao compositor Lápis

A Orquestra À Base de Sopro, do Conservatório de MPB, leva ao palco do Sesc da Esquina neste domingo, o show “Homenagem ao compositor Lápis”. A apresentação vai reunir importantes composições do curitibano Palminor Rodrigues Ferreira, conhecido como Lápis.

Segundo o diretor artístico da orquestra, Sérgio Albach, a homenagem vai além de um simples concerto. “Para começar o trabalho foi realizada uma pesquisa de repertório. As informações apareceram gradualmente através de conversas com pessoas que conviveram e trabalharam com Lápis, pesquisas inacabadas e gravações precárias”, disse.

Com o objetivo de preservar e divulgar as obras do compositor, as músicas realizadas no espetáculo estarão disponíveis, em partitura no formato melodia e cifra, na biblioteca do Conservatório de MPB. A cantora Evanira, que dividiu o pouco com Lápis em muitas ocasiões e foi sua amiga pessoal, participa do show em várias canções. Também faz participação especial o cantor e arte-educador Itaércio Rocha. Os arranjos das músicas que serão apresentadas no espetáculo foram feitos especialmente para a ocasião e são assinados pelos próprios músicos da Orquestra.

Lápis

Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis, nasceu a 5 de outubro de 1943. Vigésimo primeiro filho, nasceu com uma falha cardíaca, o que não o impediu de iniciar sua carreira artística aos 12 anos de idade, tocando pandeiro na rádio Marumbi.

Freqüentava lugares onde podia encontrar gente do povo: “Se faço música para o povo, tenho que entender a viver suas necessidades. Isso faz parte da vida.” Fazia também shows beneficentes, arrecadando verba para crianças desamparadas, além de cantar e tocar nas penitenciárias. No Festival Internacional da Canção dos anos 70, foi classificado entre os 10 primeiros com a canção “Roteiro”. Com a qual também ganhou o 1º Festival Paranaense de Música Popular Brasileira. Teve suas músicas gravadas por Dóris Monteiro, Eliana Pitman e Originais do Samba. Entre suas músicas de maior sucesso estão: “Liberdade”, “Volta do Sertanejo” e “Roteiro”. Gravou um LP, “Dia de Arlequim”, e com o conjunto “Bitten-4”, formado por Fernando, Anadir e Dalton.

Orquestra

À Base de Sopro é constituída por 17 músicos, distribuídos da seguinte maneira: 2 flautas, 3 clarinetes, 3 saxofones, 2 trompetes, 2 trombones, piano, guitarra, baixo, bateria e percussão. A Orquestra possui um repertório de acervo (mais de 40 arranjos de diversos compositores Chico Buarque, João Bosco, Paulinho da Viola, Jacob do Bandolim, Egberto Gismonti, entre outros) e também desenvolve um repertório de composições de seus próprios músicos, incentivando e valorizando a produção local.

Serviço

Orquestra À Base de Sopro -Show “Homenagem ao compositor Lápis”

Amanhã às 19h no Teatro Sesc da Esquina.

Rua Visconde do Rio Branco, 969

Informações: 322-6500

Ingressos:

R$ 5,00 e R$ 2,50 (estudantes e comerciários)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo