Orquestra de sopro abre a fase de MPB da Oficina

Verdadeira seleção paranaense do gênero, a Orquestra à Base de Sopro abre hoje às 20h30 no Teatro Guaíra a 12.ª Oficina de MPB, a segunda etapa da 22.ª Oficina de Música de Curitiba. Formada no Conservatório de MPB da cidade, a orquestra se apresenta com o instrumentista e compositor paulista Itiberê Zwarg. A direção artística é de Sérgio Albach, e os ingressos custam 5 reais.

No programa, composições e arranjos do próprio Zwarg, criados especialmente para o grupo, como Vocês Aí de Curitiba, Alto do Morro, Marianinha, Maracaju, Tem Mico no Quintal e muitas outras. A orquestra mostra o resultado da aplicação do Método Zwarg, que consiste em compor, durante os ensaios, as músicas do repertório a ser apresentado. Ele chama de método “corpo presente” a prática musical baseada na transmissão direta do compositor aos músicos, de modo que eles possam vivenciar o processo de criação, ao mesmo tempo em que aprendem a ouvir e tocar em harmonia com outros instrumentos.

Conceitos

O compositor trabalha conceitos gerais como equilíbrio acústico, intenção interpretativa, execução e memorização. Educação musical e valorização artística são conjugadas, articulando proposta ética para a trajetória profissional do artista.

O trabalho atende ao objetivo da Orquestra à Base de Sopro, de divulgar a diversidade da música brasileira por meio de composições dos próprios músicos da orquestra, incentivando e valorizando a produção local.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo