A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina teve um projeto selecionado no Concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos de Música promovido pela Secretaria de Estado da Cultura/ Coordenadoria de Ação Cultural. O resultado foi divulgado esta semana e o projeto o único escolhido na área de música erudita. Com isto, o espetáculo ?Música dos Séculos?, que reúne as obras do mais novo CD da orquestra, será apresentado em 10 cidades do Paraná, cumprindo um circuito que pretende levar arte a todo o Estado. A iniciativa, além de divulgar o trabalho musical, estimula a formação de novos públicos.
O spalla Evgueni Ratchev afirma: ?A escolha não é somente um reconhecimento pelo trabalho da orquestra, mas também uma valorização da produção londrinense.?
E complementa: ?O prêmio vem como um grande estímulo na véspera das comemorações dos 10 anos do grupo, que serão completados em 2008.?
A orquestra vai se apresentar em Cornélio Procópio, Uraí, Cambé, Bela Vista do Paraíso, Maringá, Astorga, Mandaguari, Apucarana, Califórnia e Lunardelli. Os concertos serão apresentados em teatros, auditórios e igrejas, entre 20 de outubro e 20 de dezembro. As apresentações incluem breves palestras para o público, possibilitando o reconhecimento dos instrumentos, informações sobre o repertório, os compositores e os diversos estilos musicais.
O CD ?Música dos Séculos?, que deu origem ao espetáculo, foi lançado em junho em Londrina e traz um repertório de primeira grandeza reunindo grandes compositores como Mozart, Benjamin Britten, Alberto Nepomuceno, Alexandre Levy, Cláudio Santoro e Ricardo Tacuchian. A inclusão de compositores brasileiros no repertório é uma das características marcantes da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina que se destaca no cenário nacional, tendo recebido prêmios importantes. Formada por treze instrumentistas, a orquestra tem se dedicado a projetos que têm como objetivo divulgar a música erudita para diferentes públicos.
Paralelamente às apresentações que serão realizadas pelo Paraná, a orquestra vai realizar em Londrina os concertos da Temporada 2008, patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC ? e que conta com eventos para as festividades de Natal.
Também em outubro, a Orquestra de Câmara vai integrar o maior projeto de música erudita itinerante do País através da série SESI Música, promovido pela Art Invest em São Paulo. Estão programados concertos nas cidades de Franca, Birigui e Marília. Pela primeira vez, um grupo que não pertence ao estado de São Paulo foi selecionado para este projeto.
Em quase 10 anos de existência, a orquestra tem trabalhado para realizar seus principais objetivos: executar música de qualidade, valorizando os instrumentistas, ao mesmo tempo em participa de um movimento que descentraliza o acesso à cultura, antes restrito praticamente aos grandes centros, para formar novos públicos.