Orquestra de corda convida Dominguinhos

A Orquestra à Base de Corda, grupo artístico da Fundação Cultural de Curitiba, apresenta neste final de semana o show ?Orquestra à Base de Corda convida Dominguinhos?. O show será amanhã, às 21h, e domingo (20/11), às 19h, no Teatro da Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp).

Dominguinhos nasceu em Garanhuns, interior de Pernambuco, e aos oito anos já compunha músicas para sanfona. Foi nessa época que ele e dois irmãos resolveram montar um grupo que recebeu o nome de Os Pingüins. O grupo apresentava-se em qualquer lugar que pudesse ganhar uns trocados. No final dos anos 40s o músico Luiz Gonzaga, maior representante da musicalidade nordestina, se hospedou na cidade e os irmãos se apresentaram na frente do hotel em que ele estava hospedado. O menino sanfoneiro foi bastante elogiado e ganhou Luiz Gonzaga como padrinho e alguns anos após uma sanfona de presente.

Na trajetória musical, Dominguinhos passou por várias dificuldades, entre elas o preconceito, mas nos primeiros anos de 1970 compôs em parceria com a cantora Anastácia a canção Eu só quero um xodó. A música foi um grande sucesso na interpretação de Gilberto Gil, em 1974, e podia ser ouvida nas rádios de todo o País. Ao mesmo tempo, era uma criação genuinamente nordestina, com vocabulário quase sertanejo. A partir desse sucesso a carreira do sanfoneiro entra em ascensão. O músico já teve composições gravadas por Gilberto Gil, Elba Ramalho, Maria Bethânia, entre outros.

Na apresentação com a Orquestra à Base de Corda o repertório será de músicas próprias de Dominguinhos, todas instrumentais, mas se o público pedir ele canta. ?Se o público quiser eu canto também?, diz Dominguinhos. Essa é a primeira vez que ele se apresenta com a orquestra, que foi criada em janeiro de 2001. A orquestra possui nove integrantes e a direção artística é de João Egashira.

Serviço:
Orquestra à Base de Corda convida Dominguinhos – Dia 19 de novembro às 21h e dia 20 de novembro às 19h, no Teatro da Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Rua Doutor Faivre, 141. Ingressos: R$ 5,00 e R$ 2,50 estudantes

Informações: 3321-2839

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo