Obras do inglês Edward Elgar (1857 – 1934), do brasileiro Radamés Gnattali (1906 – 1988) e do russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840 – 1893) integram o concerto “Serenatas”, que a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba executa neste fim de semana, sob a direção musical do violinista e “spalla” do grupo, Winston Ramalho. Como solista convidado atua o paulista Alexandre Razera (viola), um dos mais respeitados instrumentistas brasileiros. As apresentações acontecem as 20 horas de sexta-feira (11), na Paróquia Bom Pastor, e as 18h30 de sábado (12), na Capela Santa Maria Espaço Cultural.
O espetáculo de abertura da temporada 2014 de concertos da Orquestra de Câmara de Curitiba, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, conta ainda com palestra do compositor e arranjador paranaense Marco Aurélio Koentopp, que acontece as 17h45 de sábado (12), antecedendo a apresentação na Capela Santa Maria. Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná, Koentopp atualmente é professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, além de coordenador do Curso Superior de Composição e Regência daquela instituição.
A conversa com a plateia é uma iniciativa da Camerata Antiqua de Curitiba e seus grupos – Orquestra de Câmara e Coro da Camerata – que teve início no ano passado com o objetivo de levar ao espectador comentários de especialistas na área musical, permitindo conhecer detalhes da produção de grandes compositores. O público também terá a oportunidade de conferir gratuitamente o ensaio geral da Orquestra de Câmara, as 10 horas de quinta-feira (10), na Capela Santa Maria Espaço Cultural.
O repertório
Dando sequência à proposta de executar obras marcantes na história da Camerata Antiqua de Curitiba – Coro e Orquestra –, quando o grupo completa 40 anos de existência, a Orquestra de Câmara selecionou peças que expressam a genialidade de compositores universais. “É sempre um desafio executar obras de alta complexidade, sem a presença de um maestro”, destaca o diretor musical Winston Ramalho, violinista curitibano que venceu vários concursos nacionais e internacionais, tendo sido aluno e assistente do consagrado professor e solista Tibor Varga, na Universität für Musik und darstellende Kunst Graz (Áustria).
No programa deste concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba estão “Serenata para cordas em Dó maior Op. 48”, de Tchaikovsky; “Serenata para cordas em Mi menor Op. 20”, de Edward Elgar; e “Concerto para viola e cordas”, de Radamés Gnattali. Aliás, sobre Radamé Gnattali, Wiston Ramalho comenta a importância de mostrar a produção de um grande nome da música nacional, especialmente uma composição pouco executada, que contará com solo do violista Alexandre Razera, paulista de Piracicaba, que estudou na Universidade de Artes de Berlim (Alemanha).
Serviço:
Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba
Datas, horários, locais e ingressos: dia 10 de abril de 2014 (quinta-feira), às 10h, ensaio geral aberto ao público, com entrada franca;
– dia 11 de abril de 2014 (sexta-feira), às 20h, apresentação na Paróquia Bom Pastor (Rua Victorio Viezzer, 810 – Vista Alegre), com entrada franca;
– dia 12 abril de 2014 (sábado), palestra do compositor e arranjador paranaense Marco Aurélio Koentopp, às 17h45, seguida de concerto às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), com ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).