A Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo musical da Prefeitura Municipal, iniciará neste fim de semana a temporada 2008 de concertos, com apresentações às 20h de sexta-feira (11), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e às 18h30 de sábado (12), na Capela Santa Maria – Espaço Cultural. O concerto de sexta-feira tem entrada franca.
A regência estará a cargo do maestro e compositor Luís Gustavo Petri e o repertório reúne obras de Alberto Nepomuceno, Felix Mendelssohn Bartholdy e Antonín Leopold Dvorák. A temporada 2008 da Orquestra de Câmara conta com o patrocínio da Volvo.
As obras selecionadas para a primeira apresentação do ano da Orquestra de Câmara de Curitiba evidenciam o virtuosismo dos músicos do grupo. De Alberto Nepomuceno (1864 – 1920), um dos principais compositores brasileiros de todos os tempos, foi escolhida a peça Serenata, que demonstra o refinamento do compositor.
A Sinfonia Nº 12 em Sol Menor para Orquestra de Cordas, de Felix Mendelssohn Bartholdy (1809 – 1847), começa com uma lenta introdução barroca até alcançar um vigoroso final, passando por contrastes de texturas que refletem a inclinação de Mendelssohn para os modelos clássicos, com especial interesse nas práticas de contraponto de Bach e Haendel.
O programa encerra-se com a Serenata em Mi Maior Op. 22 para Cordas, de Antonín Leopold Devorák (1841 – 1904), composta em maio de 1875, em pouco mais de dez dias. A música genial dessa serenata é atribuída às circunstâncias felizes da vida do compositor naquele período, entre elas o reconhecimento de seu talento. Escrita em cinco movimentos, a peça tem harmonias expressivas, contraponto despretensioso e coerência formal que atestam a elevada ordem musical de Dvorák.
Serviço
Abertura da temporada 2008 de concertos da Orquestra de Câmara de Curitiba, com o patrocínio da Volvo.
Apresentações sob a regência do maestro Luís Gustavo Petri
Data: 11 de abril de 2008 (sexta-feira), às 20h
Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida
(Avenida Nossa Senhora Aparecida, 1.637 – Seminário)
Entrada franca
Data: 12 de abril de 2008 (sábado), às 18h30
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural
(Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (com um quilo de alimento não perecível)