Para comemorar os 14 anos do Conservatório de Música Popular Brasileira, completados nesta sexta-feira (07), a Fundação Cultural de Curitiba realiza uma apresentação especial da série Domingo Onze e Meia com a Orquestra À Base de Sopro, tendo o músico Glauco Sölter como convidado. O show "Nossos Compositores" será apresentado no domingo (09), às 11h30, na praça do Conservatório de MPB, com entrada franca.
Os músicos apresentarão um repertório de composições de integrantes e ex-integrantes do grupo, criado em 1998 e mantido pela Prefeitura Municipal de Curitiba. É o caso de Osiel Fonseca, um dos fundadores da Orquestra e cujas composições serão mostradas, entre elas a sua primeira criação. Com repertório eclético, que abrange valsas, choros, baião, samba, chamamé (música gaúcha), dobrado (músicas de banda de coreto) e bandinha de pífanos, o grupo pretende mostrar a heterogeneidade dos estilos e tendências que permeiam a música instrumental.
Formada atualmente por 17 músicos, a Orquestra À Base de Sopro é composta por duas flautas, três clarinetes, três saxofones, dois trompetes e dois trombones, além de piano, guitarra, baixo, bateria e percussão. A proposta do grupo é divulgar a diversidade da música brasileira, seja qual for a sua origem: desde as bandinhas de coreto à música instrumental contemporânea, passando pelas orquestras de gafieira, de rádio e de frevo.