Originalidade da MTV influenciou outros canais

A partir de 1º de outubro, uma carga de 33 mil fitas do tipo betacam aguardará por caminhões de mudança que irão resgatá-la do Edifício Victor Civita, ao número 52 da Avenida Professor Alfonso Bovero, no bairro do Sumaré, em São Paulo. A fitoteca terá então um novo dono.

Estão ali algo em torno de 20 mil clipes, shows acústicos com Titãs, Rita Lee, Cássia Eller, Zeca Pagodinho, Charlie Brown Jr., Capital Inicial e até de Roberto Carlos – que nunca foi ao ar, graças ao veto da Globo – e cenas antológicas como Caetano Veloso clamando por “vergonha na cara, emetevê” durante a premiação do Video Music Brasil (VMB) de 2007.

Com a devolução da marca MTV ao grupo Viacom, o acervo do canal passa para as mãos do grupo internacional e tem destino ainda incógnito lá. “Dava até pra fazer um canal Viva de MTV, só com reprises do que tem aí, se eles (Viacom) quiserem”, sugere Zico Goes, diretor de programação com 20 anos de serviços prestados na MTV, emissora que vai fechando as cortinas. Apesar da pecha de moderninha, a MTV tem apenas 10% do acervo de 23 anos digitalizados. Ali estão todos os VMBs, todos os Acústicos MTV, a história do canal está ali, desde os programas de Rita Lee, que fazia o Teveleezão, e do Netos do Amaral, com Marcelo Tas, logo no comecinho”, conta Valter Pascotto, diretor de Operação.

A quinze dias de fechar a “lojinha”, Valtinho, como é conhecido na MTV, não foi procurado por ninguém da Viacom para tratar da mudança.

A pedido da Abril e da Viacom, a negociação pela venda do acervo passou por um “pente fino”, feito pelo próprio Goes. “Porque tem muita coisa gravada que não serve a ninguém, matérias datadas do jornalismo ou uma cabeça de programa gravada aqui, que serve apenas como registro histórico. Fazemos essa seleção agora, que pode ser para um documentário que, aliás, quero produzir: pretendo pedir licença e até parceria, tanto de um como de outro”, conta Zico. A ideia já conta com parceria de André Vaissman, que foi diretor de programação do canal.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo