Todas as apresentações foram |
A 23.ª edição da Oficina de Música de Curitiba, que tomou conta da cena cultural da cidade de 5 a 25 de janeiro, reafirmou-se como pólo de formação para jovens instrumentistas e cantores. Durante 20 dias, 1.413 alunos participaram de 91 cursos de instrumentos, prática de conjunto, canto e coral, além de terem acesso gratuito a 50 apresentações de alguns dos maiores músicos da atualidade.
Os cursos e concertos abrangeram manifestações da música erudita à popular, com passagem pela música antiga. A oferta de um corpo docente formado por músicos internacionais foi a principal razão da grande afluência de estudantes, que se dividiram entre as fases erudita e popular. Na etapa de música erudita e antiga, realizada de 5 a 15 de janeiro, 901 alunos participaram de 61 cursos, ministrados por 65 professores. Na fase popular, de 16 a 25 de janeiro, 27 professores estiveram à frente de 30 cursos que reuniram 512 alunos.
"A música desempenha papel vital no processo da educação. Por isso, o objetivo da Oficina de Música de Curitiba foi, mais uma vez, proporcionar o convívio de professores, alunos e o público, com aulas, ensaios e apresentações diárias??, afirma o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana.
A Oficina ofereceu espetáculos memoráveis, a começar pelo concerto da Orquestra Jovem das Américas, formada por músicos dos Estados Unidos, Canadá e de vários países latino-americanos, que abriu oficialmente a programação da 23.ª Oficina de Música de Curitiba.
O encerramento da fase de música popular brasileira e conseqüente término da 23.ª Oficina de Música de Curitiba aconteceu com espetáculo da Banda Mantiqueira. Um dos maiores sucessos da música instrumental brasileira da atualidade, indicada ao Prêmio Grammy em 1998, a banda reúne basicamente instrumentos de sopro e percussão, sendo que todos os músicos desfrutam de um talento individual incontestável. Dos 14 integrantes, três atuaram como professores da Oficina de MPB: o clarinetista Nailor Azevedo, o Proveta, líder da banda, que comandou aulas de clarinete e prática de orquestra; Guello, que orientou o curso de percussão; e François de Lima, que respondeu por aulas de técnica e improvisação em trombones.
Aperfeiçoamento
Nessa edição da Oficina de Música de Curitiba, os alunos tiveram a oportunidade de aperfeiçoar suas técnicas com renomados músicos, entre eles o violinista Gregory Fulkerson e os violistas Richard Young e Norman Fischer, que vieram dos Estados Unidos; o trompetista Paul Merkelo, do Canadá; o violinista Yuriy Rakevich, da Rússia; Dolores Costoyas (especialista em instrumentos barrocos), da Argentina; o oboísta brasileiro Washington Barella, que atua na Alemanha; o flautista francês Michel Debost, entre outros músicos que têm acompanhado a Oficina nos últimos anos, como a cantora lírica Denise Sartori.
A fase de música popular brasileira também abriu espaço para o jazz e a música instrumental. Os cursos foram ministrados por profissionais conhecidos nacionalmente, entre eles a cantora Mônica Salmaso, Daniel Sá (guitarra), Beto Lopes (violão), Ivan Vilela (viola caipira), os irmãos Izaías e Israel Bueno de Almeida (choro, bandolim, cavaquinho e violão), Jorginho do Trompete, Proveta (clarinete), Endrigo Bettega (bateria) e André Mehmari (piano), além de palestras com a dupla Kleiton e Kledir e o compositor José Mighel Wisnik. As raízes musicais brasileiras foram celebradas por meio dos grupos de Fandango e Boi de Mamão.
Novidades
A cada ano, a Oficina de Música proporciona novas oportunidades aos estudantes que vêm de todo o Brasil e de outros países, especialmente da Argentina, Paraguai e Uruguai. Uma das novidades da 23.ª edição ficou por conta do Concurso Nacional de Composição para Flauta e Piano Michel Debost, organizado em parceria com o Departamento de Música da Universidade Federal do Paraná. Entre 66 inscritos, o vencedor foi o compositor paranaense Márcio Steuernagel, de 22 anos, com a obra As a flower and its butterfly. Em segundo lugar ficou o gaúcho Januibe Tejera, com Sonata, e em terceiro, o compositor mineiro Maurício Ribeiro, autor de Suite Brasileira.
Pela primeira vez, a Oficina de Música recebeu a Orquestra Acordes para as Cordas, do Instituto Pão de Açúcar. Além da apresentação no Canal da Música, os seus integrantes também participaram dos cursos. Outro programa inédito foi o Estudo Avançado de Quarteto de Cordas, para o qual foram eleitos três quartetos, um de Minas Gerais e os outros dois do Paraguai e Uruguai, que desenvolveram um esquema intensivo de estudos e ensaios, tutelados diretamente pelos professores.