Organizações Globo passa por mudanças no alto escalão

As Organizações Globo anunciaram ontem mudanças no mais alto escalão da empresa. O cargo de diretor geral da TV Globo, ocupado por Octávio Florisbal (foto) desde 2004, vai ser de Carlos Henrique Schroder, diretor-geral de Jornalismo e Esportes, a partir de janeiro de 2013. Florisbal, por sua vez, vai integrar o Conselho de Administração das Organizações Globo. Ali Kamel, diretor da Central Globo de Jornalismo que é casado com a apresentadora Patricia Poeta, assume as funções de Schroder.

A medida, segundo comunicado assinado pelo presidente Roberto Irineu Marinho, faz parte de um novo sistema de governança da empresa para acomodar o poder dos dez acionistas. “Quando as Organizações Globo tinham apenas um acionista, a governança era simples por ser centralizada, em meu pai, Roberto Marinho. Depois viemos nós, João Roberto, José Roberto e eu, com um modelo de gestão colegiada, mais tarde substituído pelo modelo atual com um Conselho de Administração e uma Presidência Executiva do grupo, por mim exercida. Hoje, já somos dez acionistas, número que deve se ampliar rapidamente quando os demais membros das próximas gerações atingirem 21 anos.”

O Conselho de Administração das Organizações Globo foi criado há três anos e vai ter papel maior na gestão das empresas, segundo Marinho. “A Família Marinho permanece no controle das Organizações Globo e as ações com direito a voto passarão sempre de pai para filho.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo