O educador, poeta, filósofo, psicanalista e teólogo Rubem Alves é um dos autores mais lidos do Brasil. Seu texto direto e provocador reflete uma personalidade inquieta e ousada. Leitor voraz e atento, ele foi o responsável por resgatar o que considera a mais bela série de preces já escrita: as Orações por um mundo melhor, do teólogo americano Walter Rauschenbusch.
E por gostar tanto da série de preces, ele gravou o áudio-livro com o mesmo nome Orações por um mundo melhor (editora Nossa Cultura, R$ 23,90, 11 faixas) e lança a obra nesta quarta-feira (28/03), às 19h, na Livrarias Curitiba Megastore do ParkShopping Barigüi, durante um bate-papo com o público. A entrada é franca.
Autor de mais de 70 obras destinadas ao público infantil e adulto – muitos deles traduzidos para o inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e romeno; inúmeros artigos e teses de mestrado e doutorado -, ele interpreta orações que levam à reflexão e pede pelas mães, pelos que trabalham, pelos que ensinam, pelas crianças de rua, pelo meio ambiente e pela paz.
O CD tem um apurado trabalho de edição e foi enriquecido com uma trilha sonora de mesma qualidade. Ao apresentar esses textos no formato de áudio-livro, Rubem Alves quer dar possibilidade para as pessoas ouvirem essas frases em diferentes momentos e situações. Até porque não há lugar ou hora para pedir por um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
Pela editora Nossa Cultura, o autor já tem lançadas outras duas publicações de sucesso no mesmo formato: a coleção em quatro CDs intitulada Pensamento Vivo, além de uma série em três volumes para crianças.
A história das orações
Walter Rauschenbusch é o autor de Orações por um Mundo Melhor. Muito antes da Teologia da Libertação, de Leonardo Boff, colocar em questão a postura da Igreja frente aos problemas do mundo, esse professor e teólogo norte-americano criou, no final do século 19, o Evangelho Social.
O movimento pretendia dar uma resposta religiosa às injustiças sociais e desde então tem influenciado grandes líderes espirituais da humanidade como Mahatma Gandhi, Martin Luther King Jr. e Desmond Tutu.
A identificação de Rubem Alves com essa teologia foi imediata, como ele explica. ?Durante toda nossa vida, somos levados a pensar no pecado como um ato individual. Pouco refletimos sobre os pecados sociais, aqueles que se encarnam na sociedade. É isso que Orações por um Mundo Melhor propõe. Uma interpretação ética do evangelho. Para que haja justiça sobre a Terra, que os fracos sejam protegidos e que a natureza seja preservada?, fala o autor.
Para ele, as orações são reflexões poéticas e universais que comovem a todos, independente de crença. ?É um trabalho ecumênico. O problema do mundo não é falta de religiões, mas a falta de amor?, completa.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)