O Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), do Ministério da Educação (Mec), poderá dar oportunidade a escritores paranaenses em ter seus livros disponíveis em escolas públicas do País inteiro.
A editora paranaense Aymará está com 12 publicações de autores paranaenses inscritos nas categorias educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.
Para o diretor-geral da editora, Áureo Gomes Monteiro Junior, estar no PNBE representa o crescimento do trabalho do autor selecionado. “O programa é essencial para um autor poder ver suas obras editadas em grandes tiragens, atingindo assim, o máximo possível de leitores de diferentes classes. Caso o autor dependesse de uma livraria para isso, seria raro atingir um público tão grande. Além disso, o programa também dissemina a profissão do autor em alta escala, permitindo ainda, que escritores sem estabilidade emplaquem suas obras em todo o Brasil”, explica.
Adélia Woellner é uma das escritoras cujo livro está participando da seleção do PNBE. Advogada por formação e por muitos anos professora de Direto Penal, Adélia escreve desde 1963 poemas, crônicas, ensaios e, mais recentemente, literatura infantil.
A autora, que tem 68 anos de idade e 46 de literatura, até agora não acredita que seu livro Férias no sítio está participando da avaliação do Mec. “Jamais imaginei ter meu livro avaliado por esse projeto. Meu prazer sempre foi escrever, editar e até mesmo vender meus livros. Nunca pensei em participar de algo tão grande e com essa envergadura como é o PNBE”, conta a autora que, aos 68 anos de idade, já escreveu 16 livros.
Além de Férias no sítio, também participam da seleção livros de Samir Thomaz, Domingos Pellegrini, Miguel Sanches Neto, Célia Cris Silva, Marco Jacobsen, Massau Simizo, Luca Rischbieter, Célia Cris Silva, José Ricardo Moreira e José Ricardo Moreira.
PNBE
O PNBE é um programa cuja preocupação gira em torno da promoção do acesso à cultura e ao hábito da leitura em alunos e professores. Para isso, realiza a distribuição de obras de literatura, pesquisa e referência para bibliotecas de escolas públicas de educação infantil, ensino fundamental e médio.
As obras distribuídas incluem textos em prosa como novelas, contos, crônica, memórias, biografias e teatro; e ainda obras em verso como os poemas, cantigas, parlendas, adivinhas, livros de imagens e livros de histórias em quadrinhos.