Em seqüência à temporadade óperas com o apoio da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo, através da APAA Associação Paulista dos Amigos da Arte o Theatro São Pedro apresenta em maio as óperas cômicas La Cambiale di Matrimonio e Il Signor Bruschino em um ato de Gioacchino Rossini.
La Cambiale di Matrimonio é a primeira ópera do compositor, escrita aos 18 anos e também a primeira que fez sucesso. Il Signor Bruschino estreou três anos depois, também no Teatro San Moise, em Veneza. Ambas fazem parte de uma série de farsas musicais de apenas um ato.
Assim como as outras óperas do início da carreira do compositor, La Cambiale e Bruschino foram realizadas com meios cênicos essenciais, orquestra reduzida e sem coro, o que exige mais do elenco, além dos clássicos trava-línguas rossinianos. Seus libretos são considerados de mais qualidade do que muitas óperas da maturidade do compositor. A presença de um trio vocal na parte central pode ser considerada o ponto alto da composição.
As duas óperas foram escolhidas pelo diretor e cenógrafo Walter Neiva. Nelas, as situações psicológicas e os arquétipos teatrais são muito semelhantes. As histórias se repetem à exaustão, mudando-se locais e nomes de personagens. Fanny e Sofia, as heroínas de La Cambiale e de Bruschino, já são comprometidas quando seus casamentos são programados. No início de ambas apresentações, um dueto de amor patenteia a situação.
O elenco conta com Solange Siquerolli que protagonizou O Fantasma da Ópera, o veterano baixo Eduardo Abumrad, Marcia Guimarães indicada para o Prêmio Carlos Gomes/2005 e, ainda, Gilberto Chaves, Amadeu Gois, Ademir da Costa, Carlos Eduardo Vieira e Paulo Borges.
A regência é do maestro Emiliano Patarra, que também foi diretor e regente da ópera Lucia di Lammermoor, em cartaz no mês de março que inaugurou a temporada do Theatro São Pedro.
O pianista Alfredo Abati se encarrega do acompanhamento dos recitativos e a direção e cenografia fica a cargo de Walter Neiva, que dirigiu recentemente Don Pasquale em vinte cidades da Holanda, Bélgica e Polônia. O ingresso custa R$ 40 entrada inteira e R$ 20 meia-entrada.