Ópera usa humor para parodiar clássicos em São Paulo

Para celebrar os 30 anos dos espetáculos encenados pela série “Vesperais Líricas”, a solista do Teatro Municipal, Eloisa Baldin, traz um formato inusitado para os palcos, com o espetáculo “La Gran Scena – Trans Ópera”. A produção é uma paródia a trechos de óperas célebres – como “Carmen”, de Georges Bizet, “Rigoletto”, de Giuseppe Verdi, e “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart -, mas com os papéis femininos interpretados por homens. As apresentações acontecem hoje, às 18h30, na Galeria Olido, e quinta-feira, às 20 horas, no Teatro João Caetano, em São Paulo.

O formato foi inspirado em dois projetos semelhantes que fazem sucesso em outras partes do mundo. Um deles é da companhia Les Ballets Trockadero de Monte Carlo, no qual bailarinos dançam um repertório clássico impecável, desempenhando personagens femininos. E o outro é o grupo norte-americano La Gran Scena Opera Company, composto também por homens que interpretam vários papéis femininos.

“Já conhecia o trabalho desses dois grupos. Na verdade, a ideia de fazer um espetáculo assim surgiu de brincadeiras”, conta Eloisa Baldin, que faz a direção cênica e musical do espetáculo. “Sempre via, em momentos de descontração, alguns cantores tirando sarro, imitando vozes de mulheres e repertórios femininos. Pensei: ‘Por que não levar isso para os palcos'”, diz Eloisa. Em São Paulo, os dois cantores e intérpretes dos papéis femininos são Diógenes Gomes e Caio Ferraz, barítonos (estilo de voz masculina mais grave e aveludada que a dos tenores) do Teatro Municipal.

Na encenação, Diógenes e Caio representam duas divas italianas – Marta Picaretti e Jovanka Milika – que desembarcam no porto de Santos, no início do século passado, para participar de uma temporada lírica em São Paulo. Elas chegam com os seus respectivos namorados, também cantores – o russo Gregori Sustenidowski e o espanhol Juan Boyol -, interpretados por outros dois solistas do Municipal: Sérgio Wernece Sandro Bodilon. “É um espetáculo engraçado, que prende a atenção de quem conhece ou não de óperas. Eles (os cantores) estão ótimos”, diz Eloisa. As informações são do Jornal da Tarde.

La Gran Scena – Trans Ópera – Hoje, às 18h30, na Galeria Olido (Av. São João, 473). Dia 23, às 20h, no Teatro João Caetano (R. Borges Lagoa, 650). Grátis (ingressos uma hora antes).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo