Neste final de semana Curitiba vai ser palco de duas mini-óperas baseadas na literatura e encenadas com bonecos. “Finismundo e El Retablo de Maese Pedro” tem regência de Daniel Bortholossi, direção cênica de Manoel Kobachuk e direção musical do compositor Harry Crowl. As apresentações acontecem na Capela Santa Maria no sábado às 20h e domingo às 18h30.

continua após a publicidade

As duas obras são baseadas na literatura e reúnem quatro cantores, dez músicos e 25 bonecos. Voltado para o público adulto, cada espetáculo tem duração de meia hora.

“Finismundo”, de Harry Crowl, conta a história do poema de Haroldo de Campos inspirado na Odisséia, onde o personagem que vive tentando romper seus limites acaba morrendo e depois voltando na intensa São Paulo do século XX. A obra é toda encenada com técnicas de sombras, aonde os bonecos ficam por trás de uma tela e recebem uma iluminação especial. “El Retablo de Maese Pedro”, de Manoel de Falla, foi escrito originalmente em 1929 e conta o capítulo 26 de “Dom Quixote” – de Miguel de Cervantes, onde o personagem não separa a realidade da ficção ao assistir uma apresentação de marionetes. Nesse espetáculo, bonecos de até três metros de altura fazem parte da encenação.

De acordo com Manoel Kobachuk, é muito raro esse tipo de espetáculo no País por se tratar de uma ópera encenada com bonecos. “A ópera por sí só já não é muito comum no Brasil, o público que comparecer terá uma surpresa muito grande ao ver a integração dos bonecos com a música”, afirma Kobachuk, que fundou o teatro Dr. Botica em Curitiba.

continua após a publicidade

Serviço:
Apresentações nos dias 22 e 23 de outubro.
Sábado às 20 horas e domingo às 18h30.
Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro).
Ingressos podem ser adquiridos no local, a R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada).
Informações: 3321-2840.