Um telão no interior do Paço da Liberdade Sesc Paraná vai levar ópera ao público da 28ª Oficina de Música de Curitiba. As exibições que já aconteceram no Rio de Janeiro, Manaus, Belém e São Paulo, durante o Festival Ópera na Tela, trazem a Curitiba, entre os dias 11 e 16 de janeiro, alguns títulos inéditos no país.
A programação, que foi integrada à Oficina 2010, é composta de adaptações de ópera para o cinema e também de gravações para a TV de grandes espetáculos de ópera, montados em palcos europeus, além de documentários e filmes que abordam o universo operístico.
Montagens atuais
Os organizadores da Oficina e do Festival Ópera na Tela se preocuparam em proporcionar aos participantes o contato com a atualidade lírica mundial. “O festival tem como prioridade contribuir para a democratização da ópera, que se transformou, por equívoco, numa arte reservada à elite. É muito bom dividir a experiência do Ópera na Tela na Oficina de Música em Curitiba”, comenta Christian Boudier, diretor do festival.
O programa foi montado em parceria com o canal cultural franco-alemão Arte, que fez a captação de audiovisuais de óperas e balés recentes. Com entrada gratuita o festival oferece uma ocasião rara ao público de ser tocado pela magia da ópera, um gênero, na sua concepção inicial, que é dirigido a uma ampla audiência como espetáculo visual e lúdico. É essa tradição popular que se pretende reatar na Oficina de Música.
Serviço:
Os filmes serão exibidos no Paço da Liberdade. Ingressos devem ser retirados no SAC (serviço de atendimento ao consumidor), por meio de senha.
Local: Praça Generoso Marques, 189
Telefone: 3234-4200
Data: 11 de janeiro (segunda-feira) Horário: 20h30
Mais informações sobre a programação no site da Fundação Cultural de Curitiba.