Olodum comemora os 25 anos homenageando Egito

olodum040205.jpg

O primeiro sucesso do Olodum
foi Faraó, em 1987.

Salvador – Para comemorar seus 25 anos de fundação, o Bloco Olodum vai desfilar usando como tema o Egito. Não é a primeira vez que o famoso império do norte da África inspira o bloco que mudou a cara do Carnaval baiano com o samba-reggae: o primeiro grande sucesso da Banda Olodum foi Faraó", que explodiu no Carnaval de 1987. Neste ano, a inspiração do bloco é o faraó Aquenaton e sua mulher, a rainha Nefertiti (cujo nome significa "a bela chegou"). O casal, que adorava o sol, governou o Egito e sempre inspirou lendas e histórias fantásticas. Nefertiti, cujo único busto da época conhecido está no Museu de Berlim, foi madrasta do famoso faraó menino Tutancâmon, também usado como tema de música e desfile pelo Olodum.

Aquenaton e Nefertiti serão representados no carro alegórico do bloco pelo ator Antônio Pompeo e a estilista Negra Jhô. Contudo, o que vai interessar mais os quatro mil associados que desfilam no bloco e os foliões que costumam acompanhar o desfile é o vibrante som da percussão do Olodum, um ritmo que cativou astros como os americanos Michael Jackson e Paul Simon.

São 200 componentes que fazem o centro de Salvador tremer com os tambores e seguem tocando a pé sem perder a energia ao longo dos quase cinco quilômetros do percurso. O primeiro dia do desfile do Olodum é na noite de hoje. O bloco sai da sua sede no Pelourinho em direção à Praça do Campo Grande. É um desfile fantástico, lento e inebriante que só termina na manhã da sábado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo