Pelo quinto ano consecutivo, a cidade patrimônio histórico da humanidade e Capital Brasileira da Cultura recebe o projeto multicultural ?Olinda arte em toda parte?. Reconhecida internacionalmente, Olinda já está pronta para se tornar a maior galeria de arte do País. As atividades começam no dia 24 deste mês e vão até o dia 4 de dezembro, no Sítio Histórico. São 10 dias dedicados às mais diversas produções artísticas locais, onde participarão 275 artistas, entre eles Tereza Costa Rêgo, Luciano Pinheiro, Giuseppe Baccaro, Roberto Lúcio e Samico.
Realizado pela Prefeitura de Olinda e Instituto Mobiliza de Educação, Cultura e Cidadania, o projeto, que ganha força a cada ano, promoverá a abertura da maioria dos ateliês espalhados pelo Sítio Histórico da Cidade Alta e de espaços públicos, como bares, restaurantes, casarios, hotéis, pousadas e mercados públicos. Esses locais também funcionarão como ateliês, onde os participantes mostrarão seus trabalhos. A idéia é que os visitantes se envolvam com o ambiente de produção dos artistas, onde as obras de arte são concebidas e expostas.
A expectativa é que o evento repita o sucesso dos anos anteriores e que 20 mil pessoas visitem as ladeiras da cidade durante os dias do ?Arte em toda parte?. As pousadas locais preparam pacotes promocionais para recepcionar os turistas.
A dica para quem quer conferir o evento é garantir o quanto antes a vaga nas pousadas mais tradicionais da cidade. A Pousada Quatro Cantos, além de ótima opção para hospedagem, participará ativamente do ?Arte em toda parte? com uma exposição individual da artista plástica Marília Didier, em sua galeria temática a Estação Quatro Cantos.
Arte nos varais
A Estação Quatro Cantos vai receber também a exposição dos trabalhos de Heverton Crisóstomo, Rosali Leão, Sergio Esteban, Romero Andrade e Marcílio Fernandes, entre outros. De acordo com a proprietária do espaço, Ticiane Didier, a grande novidade deste ano será a exposição ao ar livre, onde as obras serão penduradas por fios de aço no meio da rua como se fossem bandeirolas e ficarão expostas durante todo o evento. No local acontecerão também projeções de fotografias e apresentações dos bonecos gigantes e dos pernas-de-pau.
A galeria é um dos principais corredores de arte e artesanato de Olinda e se destaca por ficar aberta o ano todo com exposição permanente, que inclui também painéis fotográficos e venda de CDs de música pernambucana e máscaras. A Estação tem sede em duas casas que estão localizadas na Rua Prudente de Moraes, 440 e na Rua Bernardo Vieira, 134, no Carmo.
Oficinas
Para quem quiser ir a Olinda e colocar a mão na massa, a dica são as oficinas de artes promovidas paralelamente ao evento. O artista plástico Fernando Oliveira dará aulas de pintura em óleo sobre tela e em porcelana e Roberto Correia vai ensinar técnicas de pintura em tecido. As oficinas acontecerão no ateliê Roberto Correia, que fica na Avenida Joaquim Nabuco, 17, no Varadouro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3439-0685.
A arte na gastronomia
Os visitantes poderão respirar arte também em bares, restaurantes e creperias. Alguns, inclusive, criaram cardápios especiais e buscaram na pintura a inspiração para os pratos do novo menu. Além de apreciar a arte olindense o visitante poderá saborear o melhor da cozinha regional.
O Maison Bonfim, de cardápio francês, vai abrigar a exposição de Lionel Pierre León. Já no Oficina do Sabor, do chef César Santos, o visitante poderá experimentar uma das delícias do cardápio e conhecer o trabalho de Ana Longman e Claudio Mota através da mostra fotográfica Vixe Marias. Os crepes e saladas da Creperia de Olinda vão dividir espaço com os trabalhos de Junancy Wanderley e Manuela Tenório.
Imagens do Carnaval
Não podemos falar de Olinda sem lembrar do corre-corre frenético das ladeiras durante a folia de Momo. Durante o evento, as artes plásticas e visuais representarão o Carnaval olindense. No Mercado Eufrásio Barbosa, o público poderá conferir a exposição ?Olinda: Capital da arte e do carnaval?, que vai apresentar elementos típicos da festa momesca, como bonecos gigantes, estandartes, alegorias, fantasias e imagens.
Ainda no Eufrásio Barbosa, 100 meninos e meninas do projeto social Cores do Morro farão uma intervenção de grafite, dando cores e formas a painéis e tapumes. Os jovens terão como tema principal Olinda 1.ª Capital Brasileira da Cultura.
Mostra retrospectiva
Para repensar os cinco anos do ?Olinda Arte em toda parte?, será realizada uma mostra retrospectiva no Ateliê Coletivo, que fica na Rua de São Bento, 225. Durante todo o período do evento, vídeos, fotos, acervo de matérias, banners, folders, camisas e catálogos relativos sobre a história do projeto.
Debates
O Arte Falada colocará todo mundo com a boca no trombone. Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro de 2005, na Escola Livre de Desenvolvimento Solidário, acontecerão debates gratuitos sobre temas ligados às artes plásticas ao artesanato. O local fica na Rua de São Bento, 268, no Varadouro. O Arte Falada começa a partir das 19h.
Para facilitar o transporte entre um e outro ateliê, a Prefeitura vai disponibilizar vans gratuitas, que circularão do Shopping Tacaruna ao Mercado Eufrásio Barbosa e do mercado até o Sítio Histórico. Nos principais pontos de partida e chegada das vans serão distribuídos folhetos com toda a programação do ?Arte em toda parte?.
Homenagem
Esta edição comemora o sucesso do projeto ?Olinda Arte em toda parte?, que começou em 2000 e se consolidou como um dos eventos mais importantes do calendário cultural de Pernambuco. No ano passado, inclusive, vaio bater um recorde nacional com a pintura da maior tela do Brasil. Hoje, com quase 300 artistas participantes, o ?Arte em toda parte? foi incluído no respeitado Guia Quatro Rodas como evento fixo de referência em Olinda, dividindo espaço com o Carnaval.
Serviço:
O que: ?Olinda Arte em toda parte?.
Onde: Ateliês estarão distribuídos em Olinda para visitação nos finais de semana, além de bares, restaurantes, pousadas, hotéis e mercados públicos.
Haverá vans gratuitamente que estarão circulando por todo circuito de ateliês do Sítio Histórico. Quando: 24 de novembro a 4 de dezembro.
Informações: (81) 3429-1750 ou pelo site todaparte.com.br.
Atêlies
Destaque: Galeria de Arte e Artesanato Estação Quatro Cantos.
Onde: Rua Prudente de Moraes, 440 e na Rua Bernardo Vieira, 134, no Carmo – Cidade Alta – Olinda.
Informações: (81) 3429-7575
Hospedagem
Destaque: Pousada Quatro Cantos. Onde: Rua Prudente de Morais, 441, Carmo – Sítio Histórico. Informações: (81) 3429-0220 ou www.pousada4cantos.com.