No dia 18, Curitiba recebe o mais recente espetáculo da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre. O teatro de rua deste, que é um dos mais respeitados grupos de pesquisa do país, traz à capital paranaense a vida do revolucionário brasileiro Carlos Marighella (1911-1969), com a montagem O amargo santo da purificação.
O nome forte do espetáculo não é menos marcante que a trajetória de Marighella, que foi protagonista na luta contra a ditadura do Estado Novo e Regime Militar. Na seqüência de cenas, o público assiste momentos importantes desta trajetória: sua origem da Bahia, juventude, poesia, ditadura do Estado Novo, resistência, prisão, democracia, constituinte, clandestinidade, ditadura militar, luta armada e morte em emboscada.
É uma história de coragem e ousadia, perseverança e firmeza em todas as convicções. Marighella não abdicou ao direito de sonhar com um mundo livre de todas as opressões.
A dramaturgia parte dos poemas e escritos de Carlos Marighella, que, transformados em canções por Johann Alex de Souza, são o fio condutor da narrativa. Na seqüência de quadros-cenas o público assiste momentos importantes desta trajetória e o seu resgate histórico, buscando um retrato humano do Brasil no século XX.
Utilizando a plasticidade das máscaras e de elementos da cultura afro-brasileira, a encenação cria a fusão do ritual com o teatro-dança. Através de uma estética ‘glauberiana’ o Ói Nóis Aqui Traveiz traz para as ruas da cidade uma abordagem épica das aspirações de liberdade e justiça do povo brasileiro.
O espetáculo marca os 30 anos de pesquisa da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, que há muitos anos não vinha a Curitiba. Em O amargo santo da purificação são 25 artistas, sendo 13 deles vindos de oficinas promovidas pelo grupo. O espetáculo da Tribo estreou em setembro de 2008 no 15° Porto Alegre em Cena, e participou como homenageado do III Festcal em São Paulo.
Para o Oi Nóis Aqui Traveiz o teatro é um instrumento de desvelamento e análise da realidade. Sua função é social: contribuir para o conhecimento dos homens e para o aprimoramento da sua condição. O grupo faz um teatro a serviço da arte e da política, que não se enquadra nos padrões da ética e da estética de mercado.
Oficina
O projeto de circulação da montagem O amargo santo da purificação, viabilizado pelo projeto Caixa Cultural, passará por mais quatro capitais (Salvador, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro), além de Curitiba.
Também faz parte do projeto oficinas sobre o processo de trabalho do grupo, nos Centros Culturais da Caixa nestas cidades. Todas as atividades são abertas e gratuitas, devendo alcançar um público de cinco mil pessoas.
A proposta de trabalho teatral da Oficina Vivência Teatral com a Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz seguirá os fundamentos principais da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo, que visa à formação de atores-cidadãos com a necessária qualificação para estar a serviço da construção de uma sociedade justa e solidária.
Através da Oficina, a Tribo abre um espaço para sensibilização e experiência do fazer teatral, apostando no teatro como instrumento de indagação e conhecimento de si mesmo e do mundo, assim como veículo de formação, informação e transformação social.
SERVIÇO:
Teatro de rua
Espetáculo “O amargo santo da purificação”, do grupo gaúcho Oi Nóis Aqui Traveiz – uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte do revolucionário Carlos Marighella.
Dia 18 de março, às 12h.
Local: Praça Santos Andrade
Entrada franca.
* Em caso de chuva, a Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz promoverá um sarau com músicas e poemas do espetáculo no dia 18 de março, no Saguão do Teatro da Caixa, às 19h30.
Oficina gratuita e bate-papo com Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz
Oficina para atores e estudantes de teatro:
Dia 17 de março, terça-feira
Horário: das 14h às 18h
Local: Teatro da Caixa – Rua Conselheiro Laurindo, 280 Centro
Inscrições a partir do dia 2 de março, pelo telefone: (41) 2118 5114, das 12h às 16h.
Vagas limitadas
Bate-papo:
Dia 17 de março
Horário: às 20h
Local: Teatro da Caixa – Rua Conselheiro Laurindo, 280 Centro