Entre os dias 16 e 21 de Janeiro, rola em Curitiba a Oficina de Música de Eletrônica. As vagas são limitadas. A oficina tem como objetivo, situar os interessados em produção de música eletrônica, com diversidade de palestras e palestrantes, de conhecimento técnico, prático e ainda trazer aos alunos suas experiências de palco e público.
Essa Oficina foi pensada de forma a seguir um crescendo de conhecimento e em criar uma intimidade entre alunos e equipamentos para que haja uma visão geral e abrangente da produção de música eletrônica.
A subdivisão para os cursos foi montada da seguinte forma:
História do DJ no Brasil: por Claudia Assef
16/01/2006 – das 14:00 às 17:00 (Segunda-feira)
Esse curso visa colocar os interessados em contato com a história da música eletrônica no Brasil. Cláudia Assef é jornalista e escreveu o livro "Todo DJ já sambou", que conta a história da música eletrônica no país de uma forma completa e empolgante, e que a torna hoje, uma grande porta-voz dos Djs de todo Brasil.
Introdução à Discotecagem: por Rafael Gadotti
17/01/2006 – das 10:00 às 12:00 (Terça-feira)
Entender a relação entre as pick-ups e o mixer, os comandos de cada um, compreender o pitch e todas as outras funções relacionadas ao equipamento para discotecagem e mixagem, para que se tenha as ferramentas para uma apresentação impecável serão mostradas aqui pelo DJ Gadotti.
Introdução à Produção Musical: por Leandro Pacceli
17/01/2006 – das 14:00 às 17:00 (Terça-feira)
Esse curso aborda todos os princípios básicos para a produção de música eletrônica. Será apresentada a forma mais organizada de se começar um projeto musical, assim como características e possibilidades que temos na utilização do software necessário para esta.
Prática de discotecagem: por Rafael Gadotti
18/01/2006 – das 10:00 às 12:00 (Quarta-feira)
Uma vez tendo cumprido o módulo de "Introdução a discotecagem", é hora de colocar em prática os ensinamentos. O DJ Gadotti vai ensinar a melhor forma de pegar a primeira contagem para a mixagem perfeita entre duas músicas, acertar o BPM e mostrar na prática, como seria uma situação real em uma apresentação com todos os seus desafios para não erras a batida.
Meu primeiro Track: por Rafael Araújo
18/01/2006 – das 14:00 às 17:00 (Quarta-feira)
Tendo as noções de software e aprendizados do módulo de "Introdução à Produção Musical", será colocado em prática a utilização dos softwares para a criação de uma musica do começo ao fim com todas as suas etapas. Ao final dessa palestra, teremos uma música composta e criada exclusivamente durante a Oficina.
Novas Tendências (mp3, cd, vinil …): por Raul Aguilera
19/01/2006 – das 10:00 às 12:00 (Quinta-feira)
O DJ Raul Aguilera abordará as novas tecnologias que hoje democratizam e barateiam o acesso que todos podem proporcionar a suas obras. Comentará sobre cada uma delas e qual a utilização mais adequada para cada caso.
Novas Tendências (Ableton): por Ilan Kriguer
19/01/2006 – das 14:00 às 17:00 (Quinta-feira)
As necessidades para a produção de música eletrônica fizeram com que a industria de softwares que antes criou as possibilidades para que tivéssemos os timbres e sintetizadores para criar bits eletrônicos, experimentou o caminho inverso criando um software direcionado a produção eletrônica. Surge aí o Ableton, utilizado pelos maiores djs do mundo por sua capacidade de acertar o bpm das músicas e poder de mixagem e produção em tempo real para situações de apresentação em que o dj produz a música no palco.
Selo e música eletrônica: por Dudu Marote
20/01/2006 – das 14:00 às 17:00 (Sexta-feira)
Ressaltar a importância de criar ou estar em um selo, é uma das informações indispensáveis para uma carreira completa. Daí o peso de um dos maiores produtores musicais de nosso país. Dudu Marote, que já foi produtor do Skank, J. Quest, Patu Fú, entre outros, e que hoje tem um dos selos mais vanguardistas do Brasil voltado a música eletrônica, vem trazer sua experiência de sucesso para a nossa oficina.
Dividida em duas partes , a primeira abordará as questões quanto a fazer parte de um selo ou uma gravadora e a segunda, uma demostração de sua performance live no palco bem como algumas noções e dicas rápidas quanto a produção de música. Imperdível.
Serviço
Oficina de Música de Eletrônica
De 16 a 21 de Janeiro de 2006.
Local: Conservatório de MPB
Rua Mateus Leme, 66 – Centro
Curitiba – PR
(41) 3321-3208
Vagas: 35
Diretor Musical: James Pinto
Curador: Gustavo Rassi
Parceria: AIMEC
Maiores informações:
www.oficinademusica.org.br
www.aimec.com.br
www.eletrogralha.com.br