d71.jpgEm meio às comemorações dos 120 anos de nascimento de Tarsila do Amaral, a Base 7 Projetos Culturais está em fase de produção do Catálogo Raisonné Tarsila do Amaral, que tem como objetivo documentar toda a produção da artista brasileira. O trabalho tem como base a catalogação realizada na década de 1970, pela historiadora Aracy Amaral, que atua como consultora do projeto.

continua após a publicidade

O catálogo contará com aproximadamente 1000 imagens, além de outras referências, como reproduções de livros, e fotos históricas. A edição trará dados técnicos e dados culturais como, por exemplo, participação em exposições e referências bibliográficas das obras.

A primeira fase do projeto, que já está em andamento, abrange todo o processo de pesquisa e catalogação de informações, além de digitalização de dados e imagens. Nesta etapa, será realizado todo o trabalho de identificação dos diferentes colecionadores da obra da artista e seu mapeamento. A documentação está estruturada em quatro grandes grupos: Pesquisa e levantamento inicial; Documentação e catalogação inicial; Documentação, catalogação final e registro, além de Análise da Comissão Técnica. Ao final do processo, será realizada a publicação do material resultante em formato eletrônico (CD-ROM e internet).

O Catálogo Raisonné Tarsila do Amaral conta com o patrocínio da Petrobras, que já tem em seu histórico o apoio à catalogação das obras de Cândido Portinari. O projeto conta com a parceria da Pinacoteca do Estado de São Paulo, por meio da participação de Regina Teixeira de Barros, historiadora da arte e curadora da instituição, como pesquisadora sênior do projeto, e para a recepção e guarda das obras da artista, pertencentes aos diferentes colecionadores, que serão apresentadas e analisadas pela comissão técnica do projeto em reuniões quinzenais. Além de São Paulo, outros estados também contarão com parceria para a recepção e guarda das obras da artista e para a realização das reuniões da comissão técnica, entre eles, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Minas Gerais.

continua após a publicidade