A exposição A arte sob o olhar de Djanira – Coleção Museu Nacional de Belas Artes, com curadoria de Pedro Martins Caldas Xexéo e Laura Maria Neves de Abreu, relata o generoso sentido de brasilidade da artista. Aproximadamente 80 obras, provenientes do acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (MNBA), entre pinturas, desenhos, gravuras e matrizes, demonstram toda a poética de Djanira (1914-1979) na representação do imaginário popular brasileiro. A mostra será aberta para o público a partir de amanhã, 21 de dezembro, a 19 de março do próximo ano.
Segundo o diretor do MNBA, Paulo Herkenhoff, ?nenhum artista jamais percorreu tantos espaços do imaginário e das festas da gente brasileira, da religião e da paisagem, das crianças e do trabalho em todos os quadrantes de nosso País como Djanira?. Herkenhoff ressalta que esta é uma das duas maiores exposições da artista já realizadas em todos os tempos, envolvendo o trabalho de Djanira em toda a sua dimensão. ?Djanira foi a grande intérprete modernista do Brasil. Depois das experiências das vanguardas dos anos 20s e 30s, escassa em obras, o Brasil explode na paleta de Djanira.?
A seleção de pinturas presentes na exposição inclui peças significativas da produção de Djanira nas quatro décadas de sua atuação. O curador Pedro Xexéo afirma que, ?na medida do possível?, incluiu alguns dos temas exercitados por Djanira: os temas lúdicos como o futebol, o retrato, a música popular, as atividades circenses, o teatro; a representação de pequenas unidades urbanas; a natureza morta, além das diversas atividades representativas do trabalho, ?provavelmente a vertente mais vigorosa do trabalho de Djanira?.
Serviço:
Abertura para convidados: 20 de dezembro, às 19h; abertura ao público: de 21 de dezembro de 2005 a 19 de março de 2006, no Museu Oscar Niemeyer, à Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h. Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes identificados. (Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas pré-agendados não pagam.)
