A Orquestra Sinfônica do Paraná realiza neste domingo (07), às 10h30, o primeiro concerto do mês, com apresentação das obras de dois compositores alemães, Georg Friedrich Haendel e Johann Sebastian Bach. O primeiro ? Haendel – nasceu em 1685, em Halle, Leste da Alemanha, e Bach nascido no mesmo ano em Eisenach. Dois grandes gênios da música alemã do século XVIII, nascidos no intervalo de poucas semanas e cidades próximas, mas que nunca se conheceram. A regência é do maestro Alessandro Sangiorgi.
De Haendel, a obra será Water Music (Música Aquática), escrita em 1740 especialmente para o Rei Jorge I ouvir durante os seus passeios em noites de verão pelo Rio Tâmisa. Esta música de Haendel não se insere entre as maiores obras do compositor, mas, sim, numa tradição da música instrumental inglesa. Os movimentos lentos são claramente influenciados pela linguagem utilizada pelo compositor Purcell e os movimentos rápidos são marcados pela virtuosidade rítmica e ornamental.
Já do compositor Johann Sebastian Bach serão apresentadas duas músicas, Suíte nº3 em Ré maior (BMV 1068) e Passacaglia (com transcrição de Jaime Zenamon). As suítes até o século XVI não eram utilizadas com freqüência em orquestração. Quem deu inicio a esse processo foi Johann Jakob Froberger (1616-1667), compositor e tecladista alemão, um dos mais notáveis de sua época. Eram os ritmos de dança em voga que entravam no repertório instrumental.
Partindo desse princípio, Bach realizou inúmeras compilações neste gênero. Ele não chamou as suítes orquestrais com esse nome e sim de Ouvertures, referindo-se assim ao primeiro movimento do conjunto de suítes. Esta forma de abertura é a chamada abertura francesa, formada por três momentos de movimentos diferentes: lento – allegro – lento, forma esta introduzida por Lully (1632-1687), sendo seguido por uma sucessão de danças, variáveis em cada suíte. Na mesma época, Telemann (1681-1767) também se utilizou da suíte chamando-a de abertura.
A suíte nº 3, de Bach é a mais célebre de todas, pela pujança e popularidade da ária que integra o segundo movimento. A outra obra de Bach que será apresentada é Passacaglia – Tema Fugatum, com transcrição feita por Jaime Zenamon. O maestro Alessandro Sangiorgi explica que Passacaglia é um tipo de composição da época, feita para procissões e, por isso, mais popular. Mesmo assim, Bach fez uma única incursão por esse universo, escrevendo um tema para órgão. Zenamon fez a primeira transcrição da peça para orquestra de cordas.
Os Compositores
George Frideric Haendel, e Johann Sebastian Bach, apesar de terem nascido em cidades próximas e com diferença de semanas, seus caminhos nunca se cruzaram. Haendel é natural de Halle, e Bach nasceu na cidade de Eisenach, na Turíngia, aos pés de Wartburgo, onde em 1207 teriam sido encontrados os mais famosos trovadores e séculos depois Lutero traduziu a Bíblia para o alemão.
