Os músicos e cantores da Camerata Antiqua de Curitiba estão em festa. Um grandioso concerto, a ser realizado hoje e amanhã, marca a abertura da temporada 2005 da Camerata. Compõe o repertório a magnífica obra de Johann Sebastian Bach, a Paixão Segundo São João, considerada uma das maiores criações do mestre da música ocidental. Para interpretar a peça em sua plenitude, dando ênfase a todas as vozes concebidas por Bach, a Camerata convidou mais seis solistas e seis músicos, além dos 16 cantores e 16 músicos da Camerata, que estarão sob a batuta de Nicolau de Figueiredo.
O maestro atualmente vive na França e, além de grande regente, é também considerado um cravista virtuoso e premiado internacionalmente. Na ocasião do concerto, o público poderá conferir o talento de Nicolau como regente e como instrumentista.
A Paixão Segundo São João marca o início de uma grande temporada para a Camerata. O Instituto Curitiba de Arte e Cultura – Icac – está investindo ainda mais na programação artística do grupo, apoiando a realização de uma série de concertos memoráveis. Segundo Marco Antônio Cravo, presidente da organização, "a Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural de Curitiba e do Isac, está realizando um grande investimento ao assumir a responsabilidade de tornar real um evento de tal envergadura, acreditando que o grande beneficiado será o público curitibano, que terá a oportunidade de vivenciar uma obra de rara beleza e virtuosidade".
Camerata 2005
O amadurecimento da Camerata Antiqua de Curitiba, que completa 31 anos neste mês, será mostrado com uma programação muito rica. Serão 38 concertos ao longo do ano, de periodicidade quinzenal. Cada apresentação será realizada duas vezes, a primeira com entrada franca em igrejas e a segunda, no Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba, a preços populares.
O primeiro e o último espetáculos de 2005 são pontos altos da programação, uma vez que podem ser considerados grandes produções para a música erudita. Isso porque contam com um número maior de cantores e instrumentistas para executar duas obras de Johann Sebastian Bach: A Paixão Segundo São João (abertura) e Oratório de Natal (encerramento).
Serviço – Camerata Antiqua de Curitiba: hoje, às 20h – Igreja Bom Jesus – Centro. Entrada franca. Amanhã, às 18h30 – Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Ingressos a R$ 5,00.