Estréia no próximo dia 19 de novembro, às 16h, no Teatro da Caixa, o mais novo espetáculo da Cia. Do Abração: O Trenzinho do Caipira – Projetos Villa-Lobos Para Crianças de Todas as Idades, com direção de Letícia Guimarães e direção musical de Octávio Camargo.
A equipe de criação conta ainda com importantes participações como Maurício Vogue, assinando a sonoplastia e a supervisão do espetáculo; Fabiana Ferreira, a coreografia; Cristine Conde, cenários e figurinos e o apoio de pesquisa musical da pianista, especialista em Villa-Lobos, Salete Chiamulera.
Apresentação
O Trenzinho do Caipira, Projeto Villa-Lobos Para Crianças de Todas as Idades, nasce do sonho de compartilhar com as crianças a importância e a beleza da música erudita. A escolha de Villa-Lobos se deu pelo potencial criativo, multicultural, folclórico e pedagógico de sua obra, qualidades encontradas em poucos eruditos e que sempre levamos em conta ao compor uma obra para crianças.
O projeto traz em seu ideal a soma de diversas linguagens para a construção da cena. Não há a pretensão de se fazer um histórico da vida de Villa-Lobos, não negando esse conteúdo como pesquisa, mas sim, usar sua obra e sua vida como fonte de inspiração, para com isso se aproximar do universo da criança, dividindo com ela o gosto pelo gênero, às vezes tão distante de seu universo. Assim, desmisitificando o gênio, tirando-o do inalcançável lugar e o colocando ao pé-do-ouvido, a fim de tocar o ser criativo de quem vê e ouve.
Os aspectos multicultural e folclóricos da obra de Vil-la, buscando em nossa cultura uma identidade ou um reconhecimento de uma brasilidade, na diversidade de sons de um mesmo Brasil aliam-se a outros brasileiros que em retalhos, parangolés, pedaços de fios e bugigangas, retratam e tecem as várias cores e faces de nossa cultura. Assim, Hélio Oiticica e Bispo do Rosário são referências inspiradoras para a construção estético-filosófica de ?O Trenzinho do Caipira?. Edita-se nestes vários retalhos de brasis uma cultura apoiada na arte da sobrevivência e, paradoxalmente, o quanto a arte pode gerar a sobre-vida. Contextualizando o tema para a cultura curitibana, encontramos os catadores de papel, modelo de sobrevivência e da reutilização do lixo.
Assim, o Trenzinho do Caipira nasce da fusão da obra de Villa-Lobos com seu eruditismo e, por outro lado, sua brasilidade e simplicidade à nossa maneira de fazer obra teatral para crianças, um compromisso com o criativo, o libertário, o olhar lúdico e inteligente sobre o universo da criança.
Sinopse
Os atores assumem o papel de simples brasileiros, catadores de papel, artistas da sobrevivência somados à idéia das notas musicais . A concepção cenográfica é inspirada nos carrinhos dos catadores de papel. Conforme suas movimentações vão se transformando como jogos de montar e acabam formando vagões de um trem. O trem da vida. O Trem Caipira. Repleto de bugigangas que podemos reciclar ou recriar. Assim como a própria arte que recria a vida. Cada personagem ou cada nota musical propõe a montagem de um vagão.
Cada vagão irá conter um tema pertinente à obra de Villa-Lobos. Assim, o trem vai sendo montado no decorrer da história, à medida que as a escalas de notas musicais vão se formando. Dessa forma, como crianças brincando ou recicladores de lixo, catadores de papel, os atores vão manipulando os adereços e o próprio cenário, dando vida aos objetos que, através de suas manipulações, vão assumindo outros personagens e produzindo sons que compõem a narrativa e a dramaturgia musical através da estória.
