Curitiba recebe a partir de hoje a mostra de um dos mais talentosos e renomados fotógrafos do século XX: o francês Robert Doisneau (1912-1994). A mostra, intitulada Fotos de Robert Doisneua, – A Renault de Doisneau faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil e trará um acervo de 112 fotografias, todas elas inéditas no País.

continua após a publicidade

A curadora da exposição e crítica de arte, a francesa Ann Hindry, explica que o trabalho de Doisneau era muito voltado para o humanismo e que isso dá um toque especial para o seu trabalho. Muitas das fotos são do período em que o fotógrafo trabalhava para a montadora de automóveis Renault.

A missão dele, explica a curadora, era de fazer fotos publicitárias e também mostrar como era a vida na fábrica. “Ele era muito jovem quando fez as primeiras fotos para a montadora. Doisneau cumpriu esses objetivos com muito louvor. Ele dava aos seus trabalhos um olhar humano e muitas vezes irônico. Por exemplo, há fotos em que ele mostra as máquinas gigantescas diante da pequenez do homem”, conta.

Hindry fala que as fotos de seu conterrâneo se destacam pelas linhas, ângulos e iluminações. Ele acabou por criar um estilo próprio, fazendo com que crescesse como artista.

continua após a publicidade

“Há muita poesia na fotografia de Doisneau. Poucos conseguiram captar a essência do humano como ninguém. Um bom exemplo disso está na fotografia Retrato da motorista e autorretrato do fotógrafo, que é, para mim, a expressão máxima do humanismo, modernismo e da individualidade do artista”, avalia.

A curadora acredita que o público vai aprovar a exposição. “É o testemunho de uma época que já passou. As pessoas vão se emocionar, interessar e se divertir com o seu olhar sobre as pessoas”, afirma.

continua após a publicidade

A secretária estadual da cultura do Paraná, Vera Mussi, ressalta a importância desse evento. “O público terá a oportunidade de ver uma arte diferente da usual. A cultura francesa é muito rica e filosófica. As pessoas vão entender que é uma arte para se refletir, que desperta um senso crítico nas pessoas. Estamos satisfeitos em realizar essa mostra, que vai reforçar ainda mais os laços culturais com a França”, termina.

Serviço

Fotos de Robert Doisneua – A Renault de Doisneau. A partir de hoje até 16 de junho, na Casa Andrade Muricy.  (Rua Doutor Muricy, 915, centro). Entrada gratuita.