Outra dupla da pesada estará amanhã, às 21h, no Sesc da Esquina: o violinista norte-americano Tracy Silverman e o percussionista paulista Caíto Marcondes, que lançam em Curitiba o CD Sul Encontra Norte – North Meets South, lançado em agosto do ano passado.
O duo vem de apresentações ovacionadas no Strings Improvisation Festival de San Francisco e no Percussões do Brasil, em São Paulo. Silverman também participou do concerto de inauguração do Walt Disney Concert Hall, no último dia 29, em Los Angeles, como solista da filarmônica da cidade.
O americano começou a estudar violino aos 5 anos de idade, fazendo sua estréia profissional aos 13 como solista com a Chicago Symphony Orchestra, e tem colecionado vários prêmios, incluindo o Stillman-Kelly Award. Estudou música de câmara com Sam Rhodes do Julliard Quartet e se apresentou com várias orquestras sob a direção de Leonard Bernstein, Gerard Schwartz, e Sixten Ehrling e com a Saint Paul Chamber Orchestra, Minnesota Sinfonia, Ethnic Dance Theater, o Joffrei, San Francisco e o Bolshoi Ballets.
Recentemente, apresentou-se com a Filarmônica de Los Angeles e fez concertos com Linda Ronstadt, Michael Bolton, Bob Geldof e Luciano Pavarotti. Dono de uma técnica prodigiosa e grande capacidade de improvisação, Tracy é um dos poucos violinistas que tocam um violino de seis cordas, construído especialmente para ele por um Luthier da California.
Caito Marcondes iniciou-se ao piano com 8 anos, continuando depois ao violão e passando na adolescência a estudar bateria com Rubens Barsotti (Zimbo Trio) e percussão sinfônica com Cláudio Stephan. Após uma “canja” num ensaio com Hermeto Paschoal, recebeu o convite do mestre para fazer um show no Teatro Municipal, e permaneceu no grupo até a mudança de Hermeto para o Rio de Janeiro.
O brasileiro também é presença constante nos shows e gravações com Zeca Assumpção, Heraldo do Monte, Nelson Ayres, Milton Nascimento, Francis Hime, Paulo Moura, Chico César, Duofel, Rita Lee, Ná Ozzetti, Joyce e Monica Salmaso.
***
O Sesc da Esquina fica na Rua Visconde do Rio Branco, 969. Ingressos a 20 e 10 reais. Informações pelo telefone (41) 3026-4808.