Um dos maiores espetáculos do teatro musical está de volta em Curitiba. O show Sassaricando – E o Rio inventou a marchinha, que esteve na edição de 2007 do Festival de Teatro de Curitiba, fará duas apresentações na Ópera de Arame nos dias 17 e 18 de maio.
A peça é resultado de um vasto estudo realizado pelo jornalista Sérgio Cabral e pela historiadora Rosa Maria Araújo. Nela o público é transportado para o Rio de Janeiro da década de 30, período em que o samba e as marchinhas desfrutam de grande prestígio na então capital federal do Brasil. Durante essa época de grande criatividade da música brasileira, em que surgem nomes como o de Noel Rosa, Lamartine Babo, Haroldo Barbosa e Braguinha, os espectadores poderão acompanhar uma crônica da vida e dos costumes dos cariocas dos anos 30.
Os autores tiveram que realizar uma verdadeira garimpagem para chegar às músicas certas. Eles ouviram mais de mil marchinhas, fizeram uma pré-seleção com 400 e finalmente chegaram as 100 que estão presentes no espetáculo. As marchinhas falam sobre diversos temas como o comportamento, gastronomia, relações amorosas e até mesmo de preconceitos desse período.
O elenco faz uma mescla de veteranos e novatos nesse estilo de teatro. Artistas como Eduardo Dusek, Soraya Ravenle e Ivana Domenico juntam-se com Pedro Paulo Malta, Alfredo Del Penho e Juliana Diniz para interpretar e encenar as canções em duas horas de show.
As músicas receberam novos arranjos, mas o espírito original permanece intacto. Segundo o diretor musical Luís Filipe de Lima, a alegria e o bom humor, que são uma das principais características das marchinhas, continuam inalteradas. Apenas os arranjos ficaram mais contemporâneos. Somente Cidade maravilhosa e O teu cabelo não nega mulata não tiveram quaisquer tipos de mudanças.
O espetáculo ainda conta com uma produção audiovisual. Nela serão projetados filmes e imagens da época, que ajudam a contextualizar o que está sendo encenado no palco.
O espetáculo Sassaricando – E o Rio inventou a marchinha está realizando uma turnê pelo Brasil. Depois de Curitiba, o show será apresentado em capitais como Recife, Brasília, Manaus, Belo Horizonte, entre outras.