O bailado ?O Quebra-Nozes?, com entrada franca, que está sendo apresentado pelo Balé Teatro Guaíra, Orquestra Sinfônica do Paraná e Escola de Dança Teatro Guaíra no terceiro ano consecutivo é sucesso de público. A estréia que aconteceu neste final de semana lotou o Guairão e muita gente não conseguiu entrar. As apresentações marcadas para esta quinta (14) e sexta-feira (15) já estão com ingressos esgotados.

continua após a publicidade

No domingo (17), às 11h, haverá uma última apresentação do espetáculo no projeto Teatro para o Povo, no Guairão. Para este dia serão distribuídos 2.100 ingressos na portaria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

Esta é uma das obras mais conhecida dos contos infantis, inspirado no conto de Hoffmann, ?O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos?, com música de Tchaikovsky e coreografia original de Marius Petipa e Lev Ivanov, versão de Carla Reinecke.

Cinqüenta alunos da Escola de Dança Teatro Guaíra estarão somando no palco com os demais bailarinos da BTG. Para o papel de Clara foram escolhidas três alunas da EDTG que estarão se alternando durante as apresentações.

O espetáculo que há mais de um século encanta crianças e adultos de todas as idades no mundo inteiro, tem dois atos. A narrativa acontece na cidade alemã de Nuremburg no período natalício, tendo como protagonista a jovem Clara e o seu boneco ?Quebra Nozes? que ela ganha de seu padrinho, o mágico Drosselmeyer na festa de Natal em sua casa.

continua após a publicidade

O bailado foi apresentado pela primeira vez em 1892, no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, na Rússia, ainda hoje sede do Balé Kirov. A primeira versão foi vista no Brasil em 1957, no Teatro João Caetano, SP, por Eugênia Feodorova, com Dalal Achcar no papel da Fada Açucarada.

A história – Tudo começa na festa de Natal na casa do médico e prefeito da cidade, Jans Stahlbaum quando ele reúne sua família e amigos. Seus dois filhos, Clara e Frantz, esperam ansiosos pelos convidados.

continua após a publicidade

Herr Drosselmeyer, padrinho de Clara, chega e anima todos com seus bonecos dançantes. As crianças recebem presentes e Clara ganha algo diferente, um quebra-nozes. Encantada, ela logo se fascina pelo brinquedo. Em meio as brincadeiras seu irmão rouba seu presente e o quebra, deixando-a muito triste. Drosselmeyer conserta o quebra-nozes e consola Clara dizendo-lhe que tudo ficará bem.

A festa termina e os convidados vão embora. Clara vai dormir e tem sonhos mágicos com seu querido Quebra-Nozes que toma vida. Surgem ratos de todos os lados comandados pelo Rei dos Ratos, que logo é derrotado pelo Quebra-Nozes.

Clara vai com o ?Quebra-Nozes? ao Reino das Neves e no Reino dos Doces, onde o seu brinquedo se transforma em príncipe e os dois vivem num mundo de magia e encantamento junto com Fada Açucarada.