"O Poderoso Chefão", de Francis Ford Coppola, é o melhor filme de gângster de todos os tempos. O American Film Institute (AFI), que a cada ano realiza um especial, transmitido pelo canal de televisão norte-americano CBS, desta vez escolheu dez filmes, divididos em diversas categorias, que fizeram a história do cinema.

continua após a publicidade

Durante a transmissão foram exibidos também alguns vídeos nos quais diversas celebridades, entre atores e diretores, fazem seu comentário sobre as escolhas da AFI: entre eles, Clint Eastwood, Quentin Tarantino, Gabriel Byrne, Isabella Rossellini, Harrison Ford, Steven Spielberg, George Lucas e Roman Polanski.

Eis os primeiros dez filmes de cada categoria: entre os filmes de animação, venceu "Branca de Neve e os Sete Anões", de 1937; no gênero fantasia "O Mágico de Oz", de 1939, conseguiu bater a trilogia "O Senhor dos Anéis" (2001), de Peter Jackson.

No filão dos filmes de ficção-científica, o primeiro lugar ficou com Stanley Kubrick e seu "2001: Uma Odisséia no Espaço", de 1968; na categoria filmes sobre esporte, venceu "Touro Indomável" (1980), de Martin Scorsese com Robert De Niro.

continua após a publicidade

Entre os filmes de faroeste, o escolhido foi "Rastros de Ódio" (1956), de John Ford; entre os filmes policiais, "Um Corpo que Cai" (1958), de Alfred Hitchcock, e no gênero comédia o vencedor foi Charlie Chaplin com seu clássico de 1951, "Luzes da Cidade".

Dentre os filmes dramáticos, em primeiro lugar ficou "O Sol é Para Todos" (1962), dirigido por Robert Mulligan; no filão dos filmes épicos, "Lawrence da Arábia", de 1962, e finalmente, na categoria filmes de gângster, atrás do filme de 1972 sobre a saga da família Corleone, ficou com o segundo lugar "Os Bons Companheiros" (1990), de Martin Scorsese.

continua após a publicidade

Os primeiros dez filmes de cada categoria foram todos realizados antes dos anos 80, exceto "Touro Indomável", o único da lista que saiu em 1980. No filme, Roberto De Niro vive o pugilista Jake LaMotta, interpretação que lhe rendeu um Oscar de melhor ator. O diretor com o maior número de filmes na lista é Alfred Hitchcock: só na seleção dos dez melhores filmes policiais, quatro foram filmados pelo lendário diretor, que foi indicado ao Oscar cinco vezes mas nunca recebeu a premiação.