O mensageiro do frio longe do calor do mercado

Com a bagagem de mais de cinco anos tocando nos países do Prata – principalmente a Argentina, com shows regulares e disputados – o cantor, compositor e escritor gaúcho Vitor Ramil se apresenta hoje às 21h no Guairinha, com o show Tambong – referência ao seu mais recente CD. Ramil vem acompanhado dos músicos Santiago Vasquez (percussão), André Gomes (pícolo, baixo e cítara) e Roger Scarton (harmônica e guitarra).

Um dos destaques do show e do disco é a canção sobre o poema de Paulo Leminski, O velho Leon e Natália em Coyoacan. O repertório inclui ainda uma composição feita a partir de um poema de Allen Ginsberg (Para Lindsay) e duas versões para músicas de Bob Dylan, além de antigos sucessos como Estrela, Estrela.

Sexto disco da carreira de Vitor Ramil, Tambong é o primeiro concebido para o mercado internacional, e traz participações ilustres de Egberto Gismonti, Lenine, Chico César, João Barone e Pedro Aznar.

O CD foi lançado em versões em português e espanhol, e traz influências musicais dos países platinos, misturadas à brasilidade do artista gaúcho, cuja produção é marcada pela visão original da cultura sulista. “Não estou à margem de uma história, mas no centro de outra”, diz Ramil, que trocou o eixo Rio-São Paulo pelo Extremo-Sul, afastando-se do calor do mercado. Produzindo a partir do que define como “estética do frio”, como bom gaúcho ele acredita que “o Rio Grande do Sul deve tirar proveito de sua posição geográfica e cultural privilegiada, desse centro estratégico que representa, dessa conexão de platinidade e tropicalidade”.

Depois de Curitiba, Vitor Ramil se apresenta em Florianópolis, Porto Alegre, Pelotas e São Paulo. Após a turnê, o artista pretende se dedicar ao projeto de seu segundo livro e no início do ano que vem entra em estúdio para gravar um novo disco.

***

Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (estudantes).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo